
Chimoio (Moçambique) 14 Set (AIM) – A membro da comissão política e chefe da brigada central de apoio à província de Manica, centro de Moçambique, Nyelete Mondlane, reafirmou que o desafio dos cabeças-de-lista do partido Frelimo, casos saíam vencedores nas IV eleições municipais de 11 de Outubro próximo, é de dar continuidade aos projectos de desenvolvimento municipal realizados nos últimos cinco anos.
Moçambique vai realizar as IV eleições autárquicas no próximo dia 11 de Outubro, em 65 vilas e cidades.
A construção e melhoramento de vias de acesso, prover mais água à população, aproximar serviços de saúde, educação, saneamento do meio, combate à erosão e outras actividades constam da lista de prioridades da Frelimo nos próximos cinco anos (2024/28).
Nyelete Mondlane falava no distrito de Manica durante a apresentação pública do cabeça de lista pela Frelimo, Jilane Abdul Armando e os candidatos a membros da Assembleia Municipal de Manica.
“Esse é o vosso filho. Filho desta terra escolhido para concorrer pelo partido Frelimo ao cargo de presidente do município. Com ele estão os candidatos a membros da Assembleia Municipal que nos próximos anos vão prosseguir com o projecto da Frelimo de prover melhores condições de vida para os munícipes desta autarquia”, disse.
Mas para que isso aconteça, segundo a fonte, é necessário que todos os munícipes se façam às assembleias de voto, no próximo dia 11 de Outubro, para a escolha do presidente do município.
A escolha do cabeça-de-lista e candidatos a membros da Assembleia Municipal foi feita a partir da base, de onde saíram, por vontade dos membros e militantes do partido Frelimo.
“Queremos acreditar que a escolha foi certa e eles saberão nos representar neste processo e, depois de serem eleitos, conduzirão os destinos desta cidade nos próximos cinco anos. Sabemos que queremos mais água, escolas, energia elétrica, unidades sanitárias, ruas e outras condições básicas”, sublinhou a membro da comissão política e chefe da brigada central de apoio a província de Manica.
Depois de Manica, Nyeleti Mondlane deslocou-se ao município de Sussundenga, onde igualmente apresentou à população o cabeça-de-lista, Manuel Sumila, e os candidatos a membros da Assembleia Municipal.
Ainda hoje, o chefe adjunto da brigada central de apoio à província de Manica, José Pacheco, trabalhou nos municípios de Catandica e Guro, este último recentemente elevado à categoria de autarquia.
Também reuniu com a população com o objectivo de mostrar-lhe o cabeça-de-lista e os candidatos a membros da Assembleia Municipal.
Sexta-feira, Nyeleti Mondlane trabalhará nos município de Gondola e José Pacheco, em Chimoio.
A província de Manica tem seis municípios, nomeadamente, Gondola, Sussundenga, Manica, Catandica, Chimoio e Guro.
A Frelimo desdobra-se por essas autarquias, em trabalhos de base para contacto directo com a população.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt