
Maputo, 14 Set (AIM) – Alguns mercados e praças públicas da cidade de Maputo, a capital moçambicana, beneficiam de internet gratuita instalada no quadro de um programa que visa assegurar a inclusão digital.
A iniciativa, que também abrange a cidade da Matola, ambas loalizadas no sul do país, é da Vodacom Moçambique, uma rede de telefonia móvel que opera no mercado nacional há mais de dez anos.
Por estar ainda na fase piloto, o programa de fornecimento de internet gratuita através de uma rede wi-fi com capacidade de navegação a uma velocidades acima de 500 Megabytes Por Segundo (MBPS), abrange, actualmente, o Mercado do Peixe, o Aeroporto Internacional de Maputo e a Praça dos Engraxadores.
Já no município da Matola foi abrangida a Escola Secundária Zona Verde.
A previsão é instalar a rede wi-fi em mais centros de maior concentração populacional em quase todo o território nacional.
Num comunicado recebido pela AIM, o director-geral da empresa, Simon Karikari, refere que a instalação destes pontos gratuitos de internet reafirma o compromisso da Vodacom em dar às pessoas oportunidade de aceder à internet sem ter que se preocupar com os custos inerentes à conexão a uma rede de internet.
“Acreditamos que com a oferta pública da rede wi-fi, estamos a criar oportunidade para que todos, ligados, alcancemos a tão necessária inclusão digital, sobretudo para a camada juvenil em idade escolar”, acrescenta.
O plano futuro para a cidade de Maputo prevê a disponibilização da rede gratuita que deverá abranger, entre outros locais, o Jardim Tunduro, a Praça da Juventude e a Quadra Desportiva de Kampfumo.
Aliás, o programa de inclusão digital da Vodacom Moçambique para as escolas públicas, através da oferta de material informático e conectividade, já se estendeu a mais de 60 estabelecimentos em todo o país, beneficiando cerca de 220 mil pessoas, entre alunos, professores e gestores escolares.
(AIM)
SC/mz