
Nampula (Moçambique), 16 Set (AIM) – Os órgãos de administração eleitoral na província nortenha de Nampula, o maior círculo eleitoral de Moçambique, projectam contratar 400 formadores provinciais para capacitarem 7.293 membros de mesa de voto (MMV’s).
Este universo de MMV’s trabalhará em 947 assembleias de voto nas eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
Assim, arrancou hoje (16), em todos os oitos distritos que irão á votação nas autárquicas, a nível da província de Nampula, a formação de 440 formadores provinciais, sendo que no final serão contratados 400.
Dados colhidos pela AIM indicam que no distrito de Nampula estão em formação 205 candidatos, para serem apurados 186 para o processo eleitoral.
A formação dos formadores provinciais termina no próximo dia 22 de Setembro, sendo que a 25 deverá arrancar a fase seguinte, segundo o calendário eleitoral, que será a da capacitação nos distritos autárquicos de MMV’s.
O presidente da Comissão Distrital de Eleições de Nampula, Ossufo Ossufo, na abertura desta formação, recomendou, em particular aos formadores, para nas suas abordagens privilegiarem a partilha, além de noções de ética e deontologia, conceitos sobre moral para que o processo eleitoral seja concluído obedecendo a esses princípios de civismo e cidadania.
“Com esta formação entramos para a fase mais decisiva rumo às eleições autárquicas de 2023. A realização com sucesso das sextas eleições autárquicas, nesta cidade, dependerá, em grande medida, do fruto do vosso trabalho. Pedimos ponderação, criatividade, paciência, compreensão e espírito de tolerância”, assinalou a fonte que é também líder religioso.
Resumiu que “para além de falarem dos procedimentos técnicos e legais, sublinhem, junto aos formandos, aspectos de ética e moral, sublinhem isso, uma vez que os nossos MMV’s, são maioritariamente jovens que precisam de princípios”.
Alertou que “se trabalharem apenas com os procedimentos técnicos e legais, esquecendo a moral, teremos eleições com muitas convulsões e, como gestores, não gostaríamos que tal acontecesse na cidade de Nampula”.
Intervindo no acto, o director distrital do STAE, Evaristo Veleta, apelou aos formadores para que transmitam aos candidatos conhecimentos e ferramentas úteis para todo processo eleitoral.
De acordo com dados do STAE provincial foram recenseados 1.250 milhão de potenciais eleitores nas oito autarquias existentes, nomeadamente, as cidades de Nampula, Nacala e Ilha de Moçambique, e as vilas de Angoche, Monapo, Ribáuè, Malema e Mossuril.
(AIM)
RI/mz