Maputo, 18 Set (AIM) – O governo do distrito de Massangena, província de Gaza, sul de Moçambique, aperta o cerco contra os malfeitores que sabotam infraestruturas de abastecimento de água.
Para o efeito, as autoridades distritais trabalham junto com os Comités de Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água e as lideranças comunitárias com vista à neutralização e responsabilização criminal dos infratores.
O administrador do distrito de Massangena, Sancho Umbana, explicou que a vandalização de condutas de água está a retrair os esforços do governo e parceiros na mobilização de recursos para o alargamento da capacidade de provisão de água canalizada naquela região.
“Houve muito desperdício, para além da deficiência da própria maquinaria que está lá instalada, vejo que já estão a ser repostos alguns tubos. Estamos a dizer também que existem pessoas de má-fé que vandalizam as condutas”, lamentou Umbaba citado pela Rádio Moçambique (RM), emissora pública.
Acrescentou que “assim não havemos de conseguir fazer aquilo que nós prometemos, que é desenvolver Massagena juntos.”
“É um esforço muito grande que o governo tem feito, mas, para ver esse esforço reduzido a actos de sabotagem é uma coisa que não vamos compactuar com isso”, disse.
Segundo Umbaba, as forças já estão a tentar perceber o que está a acontecer no terreno, os Comités de Gestão de Sistemas de Abastecimento de Água também já estão em alerta, porque não irão tolerar as pessoas que estão contra o desenvolvimento.
Umbana apelou a população para a denúncia das pessoas que se dedicam à sabotagem do sistema de abastecimento de água na sede distrital de Massangena, ainda na fase de edificação,
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt