Chimoio (Moçambique), 20 Set (AIM) – Empresas de seis países assinaram contractos e memorandos de entendimento com perto de 20 empresas que operam na província de Manica, centro de Moçambique.
Trata – se de firmas internacionais interessadas em manter parcerias com empresas que operam em diversos ramos de actividades, com destaque para agricultura, mineração, florestas, produção animal, e indústria.
Os contractos e memorandos de entendimento foram assinados no decurso da 58ᵃ edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM).
A informação foi tornada pública, há dias, pela directora provincial da Indústria e Comércio de Manica, Maria de Assunção Fernandes, durante a XV sessão ordinária do Conselho Executivo Provincial.
Fernandes confirmou que os contractos e memorandos de entendimento foram assinados no decurso da FACIM que decorreu em finais do mês de Agosto, no distrito de Marracuene, província de Maputo, sul de Moçambique.
As firmas interessadas em manter parcerias com as empresas da província de Manica, tal como referiu Maria Fernandes, são oriundas das repúblicas da China, Angola, África do Sul, Alemanha, Cuba, e Malawi.
“As empresas estão interessadas em firmar parcerias na área de processamento de batata-doce, produção de farinha de milho, exploração florestal, recursos minerais, e na agricultura”, afirmou Maria Fernandes, para quem em algumas empresas a celebração dos contractos já está numa fase bastante avançada.
“O Parque Nacional de Chimanimani, por exemplo, esteve representado na FACIM e estabeleceu parcerias para a componente de reflorestamento e conservação do meio ambiente. Também tivemos a empresa Água Vumba que poderá exportar o seu produto (água) para Angola. A empresa Frutos de Révuè vai, igualmente, levar frutas secas para alguns países da Europa e Ásia”, explicou.
A fonte referiu que neste momento decorre a fase de finalização dos referidos contractos que entrarão em vigência a partir do mês de Novembro próximo.
“São contractos e memorandos de entendimentos que podem trazer ganhos para a província. Vão contribuir para elevar a nossa balança das exportações. Portanto, podemos afirmar que a província de Manica foi bem representada na FACIM a avaliar pelos resultados obtidos durante a semana de exposição”, disse a directora provincial da Indústria e Comércio de Manica.
A província de Manica fez-se representar na Feira Internacional de Maputo com vários produtos agrícolas, de artesanato, minerais, e florestais, para além da cultura e a gastronomia típica da região.
No entanto, Manica ocupou a terceira posição na categoria de melhor província com produtos mais manufacturados e embalados.
A XV sessão ordinária do Conselho Executivo Provincial de Manica, para além de fazer o balanço da participação da província na FACIM, também apreciou vários pontos relacionados com a situação social, económica e política na província.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/mz
Relacionadas
2024-12-09