Maputo, 20 Set (AIM) – O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) deteve um cidadão de nacionalidade indiana que pretendia obter passaporte moçambicano com recurso a um bilhete de identidade falso.
Falando hoje, em Maputo, em conferência de Imprensa, o porta-voz da Direcção de Migração da cidade de Maputo, Fernando Mabunda, explicou que o visado foi detido por não conseguir apresentar um documento que sustente a nacionalidade moçambicana.
“A direcção provincial de migração da cidade de Maputo interpelou um cidadão de nacionalidade indiana que se apresentou aos nossos serviços com o intuito de obter um passaporte usando um bilhete de identificação nacional falso, e também porque não conseguiu apresentar nenhum outro documento que sustente a nacionalidade moçambicana”, disse Mabunda.
Explicou que a detenção do visado foi graças à informação constante da base de dados do SENAMI, segundo a qual o cidadão em causa entrou pela primeira vez no território nacional no dia 14 de Julho do ano em curso e em menos de dois meses já ostentava o bilhete de identidade nacional.
Sublinhou que a Direcção Provincial de Migração da Cidade de Maputo aumentou as medidas de segurança para que cidadãos mal-intencionados não se beneficiem dos serviços do SENAMI, obtendo documentos de uma forma ilegal ou fraudulenta que possa até comprometer a segurança nacional.
“Este caso tem um diferencial que é o facto de apresentar dados reais do cidadão indiano de 23 anos”, referiu.
Entretanto, o cidadão detido afirma ter conseguido o bilhete de identidade através de um amigo a quem não quis identificar. Afirmou que não tem familiares em Moçambique, apenas procura por uma oportunidade de emprego no país.
(AIM)
Samuel Nhamurave (SNN)/mz
Relacionadas
2024-12-06