Maputo, 21 Set (AIM) – A Sala da Paz, uma plataforma de observação eleitoral conjunta, apela aos partidos políticos, coligações de partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores proponentes de candidaturas a pautarem pela tolerância política e adoptarem uma postura ordeira durante a campanha eleitoral, que arranca terça-feira próxima, rumo realização das VI eleições municipais no país, marcadas para 11 de Outubro próximo.
Em comunicado de imprensa enviado hoje, à AIM, a Sala da Paz apela também as lideranças das campanhas eleitorais, incluindo proponentes de candidatura, a pautarem por uma atitude responsável, de cordialidade e consciencializarem os integrantes das suas caravanas a absterem-se de práticas ilícitas e violentas durante o processo eleitoral.
“Este deve ser um momento oportuno para reforçar a adopção de valores e princípios democráticos como a liberdade de expressão, de opinião, de imprensa, o direito a fontes alternativas de informação, o respeito pela diferença, tolerância mútua e convivência pacífica. Sendo assim, os membros e simpatizantes de partidos políticos devem pautar por uma atitude responsável”, diz o comunicado.
A Sala da Paz manifesta a sua preocupação com o ambiente tenso que há três semanas foi registado, sobretudo no Município da Beira, capital da província central de Sofala, durante a pré-campanha eleitoral, onde membros e simpatizantes da Frelimo, partido no poder, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) o segundo partido da oposição, envolveram-se em escaramuças.
A nota aponta também a alegada tentativa de assassinato dos edis de Quelimane, Manuel de Araújo, e Nampula, Paulo Vahanle, e da agressão a um membro da Frelimo por alegados membros da Renamo, na província central de Tete, afirmando que “são algumas das situações que devem servir de alerta sobre o risco de violência nestas eleições”.
Por isso, remete aos partidos políticos, e as organizações de sociedade civil a responsabilidade de sensibilizar os seus membros para uma postura ordeira, para que a campanha se torne um momento de celebração da democracia, onde todos possam apresentar as suas propostas de governação.
A Sala da Paz apela igualmente aos Órgãos de Gestão Eleitoral para que desempenhem devidamente o seu papel e contribuam na garantia de uma credibilidade do processo eleitoral.
A plataforma garante dar o seu contributo para a integridade dos processos eleitorais no país, através de observação eleitoral, promoção de diálogo entre actores políticos, bem como a condução de pesquisas sobre o processo eleitoral.
(AIM)
Ac/sg