Chimoio (Moçambique) 23 Ser (AIM) – O governo da província central de Manica acaba de inaugurar dois sistemas de abastecimento de água potável, com capacidade para alimentar mais de quatro mil habitantes na localidade de Muda-Serração, distrito de Gondola.
O sistema reveste-se de uma importância particular para os residentes pois é a primeira vez que passam a ter acesso a água potável. Antes da instalação do sistema tinham que percorrer longas distâncias até ao rio mais próximo ou usar fontes alternativas, tais como poços.
Os referidos sistemas foram erguidos na localidade de Muda Serração-sede e consistem em duas torres com depósitos elevados com capacidade para 30 metros cúbicos, bombas submersas e alimentadas por painéis solares.
A infra-estrutura também possui casas de protecção e operação do sistema, fontanários comunitários, lavandarias, torneiras e bebedouros com capacidade para 350 cabeças de gado bovino.
As obras iniciaram em Março de 2022 e foram concluídas em Julho do ano em curso e resultam de um investimento no valor de 11 milhões de meticais, financiados pela Organização da Nações Unidas para Apoio a Infância (UNICEF) e a Agência dos Estados Unidos da América para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
A governadora da província de Manica, Francisca Tomás, que inaugurou os empreendimentos, há dias, explicou que numa primeira fase o sistema vai beneficiar cerca de 2.500 residentes de Muda-Serração e outros 1.500 do povoado de Mucórue.
No futuro, poderá ser ampliado para cobrir mais habitantes de regiões circunvizinhas que ainda carecem do precioso líquido.
“Estes empreendimentos surgem em resposta às preocupações apresentadas pela população. O povo pediu água potável porque percorria grandes distâncias para encontrar o precioso líquido. Por vezes recorriam a água dos rios. Com este sistema, o problema estará minimamente resolvido”, disse Francisca Tomás, durante a sua interacção com a população.
“A água dos rios constituía um perigo para a saúde da população. Estava exposta a muitas doenças. Com este sistema, que resulta dos esforços do governo e parceiros, a população passará a consumir água tratada e própria para o consumo humano”, acrescentou.
Assegurou que o governo continuará a trabalhar para melhorar às condições de vida da população. Para o efeito, decorrem trabalhos para a provisão de água a população nos distritos de Mossurize, Tambara, Machaze, Vanduzi, Manica e Sussundenga.
“São sistemas que depois de serem concluídos teremos maior parte da população da província de Manica a consumir água tratada e de melhor qualidade. O nosso apelo é que conservem estas fontes para que durem por mais tempo”, disse.
Frisou que as infra-estruturas pertencem a população residente destas zonas. Por isso, pediu maior vigilância para evitar a vandalizar destas e outras infra-estruturas públicas.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg