Nampula (Moçambique), 24 Set (AIM) – A Frelimo, partido no poder em Moçambique, apresentou sábado (23) o seu cabeça-de-lista para a autarquia de Nampula, Luís Giquira, explicando que a sua escolha justifica-se por ser filho da casa.
Giquira é a segunda aposta da Frelimo para cabeça-de-lista desta autarquia, após a desistência da primeira escolha, Manuel Rodrigues, actual governador provincial.
A apresentação foi dirigida por Celso Correia, membro da Comissão Política da Frelimo e chefe da brigada de assistência à província de Nampula, que foi marcada por uma marcha pelas principais artérias da maior autarquia da zona norte de Moçambique, que mobilizou milhares de membros e simpatizantes desta formação política.
Correia referiu insistentemente que não se tratava de uma acção de campanha eleitoral, mas apenas de um movimento entre membros do mesmo partido que serviu para apresentar as massas e publicamente o oitavo cabeça-de-lista que a Frelimo escolheu, para igual número de autarquias da província de Nampula, onde os restantes já eram conhecidos.
“A campanha eleitoral começa no dia 26, então a Frelimo tinha uma dívida com a cidade de Nampula e, nesse processo democrático, tivemos uma escolha para nosso cabeça-de-lista. Essa dívida está aqui, é uma pessoa cheia de energia. É um jovem, uma aposta forte do nosso partido”, disse.
Aliás, acrescentou Correia, o cabeça-de-lista é uma figura que dispensa apresentações pelo facto de ser filho da casa”.
Na ocasião, Correia, destacou que Luís Giquira é natural da cidade de Nampula e, fez questão de apresentar aos milhares de presentes a família do cabeça-de-lista, incluindo pais, esposa e filha.
Giquira foi parco em palavras, mas disse que quer encontrar soluções para os problemas que afligem os munícipes, particularmente no que concerne a provisão de melhores cuidados de saúde, qualidade de ensino, melhoria das vias de acesso, limpeza e saneamento, combate ao crime bem como promoção do desporto e cultura.
A actividade partidária da Frelimo terminou com a actuação de vários músicos locais.
(AIM)
RI/sg