Maputo, 26 Set (AIM) – A Frelimo, o partido no poder em Moçambique, quer transformar a cidade da Beira, província de Sofala, em um município moderno e da actualidade.
Para tal pede voto aos munícipes daquela autarquia nas eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
A intenção do partido foi manifestada hoje, na cidade da Beira, pelo secretário-geral (SG) do partido, Roque Silva, no lançamento oficial da campanha eleitoral, que decorre de hoje até 08 de Outubro.
“O que nós queremos com este município não é só desenvolver, é transformar Beira numa cidade moderna, transformar Beira numa cidade da actualidade e uma cidade moderna tem que ter infra-estruturas à altura dos desafios do desenvolvimento sustentável”, disse Roque Silva.
“Mas, para além de infraestruturas como estradas, como fontes de água, como escolas e postos de saúde, também tem que ter zonas de grande beleza: grandes jardins, grandes praças, grandes rotundas onde os nossos pais possam domingo levar as nossas mães e irem sentar no jardim. Isto é que é uma cidade moderna, isto é que é um município moderno”, acrescentou.
Segundo Silva, apostar em uma cidade moderna é também pensar nas crianças que, quando amanhece, não tem certeza se terão pão na mesa e, sem isso, o partido não terá alcançado o desejado sonho fundamental.
“Por mais que tenhamos jardins, ruas, praças bonitas, enquanto a fome sufocar, o sorriso das crianças, não teremos alcançado o nosso objectivo fundamental. É para isso e por isso que a Frelimo decidiu concorrer para vencer na cidade da Beira e só podemos concorrer para vencer se todos nós unirmos esforços para que, no dia 11, essa vontade de vencer seja realidade”, avançou.
Sublinhou que a Frelimo não quer ganhar o município da Beira para somar mais um município que está a gerir, mas sim quer uma cidade onde a liderança está preocupada com aqueles que tem, com aqueles que têm um poderio financeiro e, sobretudo, com aqueles que não tem nada.
A cabeça-de-lista para aquela autarquia, Stella Zeca, disse que, caso seja eleita, irá apostar no combate a erosão costeira e também em acções que se enquadrem na adaptação das mudanças climáticas,
“Beira é uma cidade que todos os anos tem sofrido com os efeitos das mudanças climáticas, ela precisa estar mais segura, precisa ser uma cidade sustentável que vai existir até para os nossos trinetos e, para isso, precisamos combater a erosão costeira. Vamos precisar de construir barreiras de protecção costeira para que as águas não possam invadir, retirando o solo da nossa cidade”, prometeu Stella Zeca.
Disse que irá apostar ainda na recolha de lixo, melhoramento e expansão da rede viária, bem como na promoção do auto emprego e apoio a pequenos produtores agrícolas.
“Queremos melhorar a acessibilidade e a transitabilidade. Fazer estradas que permitam a cada um, à vontade, passar sem precisar de estremecer a todo momento na estrada. Também iremos trabalhar para que a recolha do lixo seja uma realidade, para que as valas estejam limpas”, garantiu.
O SG da Frelimo aproveitou a ocasião para apresentar, para além da cabeça-de-lista, os membros da assembleia municipal para aquela autarquia.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt