Chimoio (Moçambique) 27 Set (AIM) – O partido Frelimo na cidade de Chimoio, província de Manica, esteve na manhã desta quarta-feira (27), no mercado 38 milímetros, no bairro Francisco Manyanga, onde apresentou o seu manifesto eleitoral e pediu voto aos vendedores.
Naquele que é o principal mercado da cidade de Chimoio, a membro da comissão política, Nyeleti Mondlane, disse que votar na Frelimo é apostar no desenvolvimento e no bem-estar dos residentes desta urbe.
Segundo Nyeleti Mondlane, a Frelimo já mostrou trabalho através do seu cabeça-de-lista, João Ferreira, que procura continuar a dirigir o município de Chimoio nos próximos cinco anos.
Disse que são visíveis as realizações da Frelimo e de João Ferreira em todos os 34 bairros da cidade de Chimoio.
“João Ferreira já mostrou trabalho. Trouxe o desenvolvimento aqui no município de Chimoio. A cidade hoje tem mais água, ruas melhoradas, iluminação pública em todos os bairros, bem como outros serviços básicos que nos permitem ter uma vida melhor. Por isso, o partido voltou a apostar nele para os próximos cinco anos”, disse.
“O vosso mercado 38 milímetros está bonito e bem organizado porque o município está a trabalhar. Mas pensamos que isso não é suficiente. Votem na Frelimo para garantir que João Ferreira continue a servir-vos. No dia 11 de Outubro, acordem muito cedo para irem votar e, depois, regressem ao trabalho”, apelou.
No período da tarde, Nyeleti Mondlane, na companhia de João Ferreira, reuniu-se com os estudantes do ensino secundário e de institutos superiores politécnicos, com idade eleitoral, onde fizeram demonstração de como votar e também mostrar a posição do partido no boletim de voto.
No encontro com os estudantes houve promessas do cabeça-de-lista de assegurar melhores condições de vida para os residentes de Chimoio.
“Se votarem na Frelimo, estão a votar em mim para continuar a dirigir os destinos deste município. Teremos mais água e expansão da rede escolar. Trabalharemos com os institutos de formação na área de formação, garantindo campo de estágios para os nossos estudantes”, disse.
Garantiu que irá criar condições para que todos aqueles que forem sendo formados em áreas de interesse do município possam estagiar nesta instituição. “Queremos essa troca de conhecimentos entre a edilidade e os nossos estudantes, numa cooperação mútua.”
A Frelimo, em caravanas, fez alguma passeata por algumas artérias da cidade de Chimoio, onde apresentou o seu manifesto e colou panfletos incluindo outro material de propaganda eleitoral.
Enquanto isso, o cabeça-de-lista pelo partido Renamo, Manuel Macocove, apostou, no segundo dia de campanha eleitoral, na estratégia de contacto porta-à-porta e interpessoal.
Dedicou o dia para convencer os residentes dos bairros Bloco Nove, Citembwe, Nhamatsane e Agostinho Neto, Stanha, Pina, Chianga e Nhamaonha a votarem na Renamo
“A Renamo está preocupada em resolver o problema dos munícipes de Chimoio. Temos bairros com problema de transitabilidade, onde alguns moradores não conseguem chegar, de viatura, até em suas casas por causa da erosão. Nos bairros ainda temos muito lixo” disse Macocove.
“Se votarmos na Renamo estaremos a fazer uma aposta certa e a resolver estes e outros problemas. Terão uma cidade modelo. Os outros já mostraram serem incapazes de trazer soluções para os munícipes de Chimoio”, acrescentou.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt