Chimoio (Moçambique) 27 Set (AIM) – O cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Celestino Fernando, trabalhou no bairro Hombwa onde prometeu melhorar as vias de acesso e as condições das escolas no município de Chimoio, província central de Manica.
Caso seja eleito, disse que vai melhorar as vias de acesso e construir mais escolas para que as crianças deixem de percorrer longas distâncias para encontrar um estabelecimento de ensino.
“As escolas não estão em condições adequadas para as nossas crianças estudarem condignamente. As ruas estão esburacadas. Com o MDM e Celestino Fernando no poder havemos de reabilitar todas as infraestruturas”, afirmou.
“As crianças percorrem longas distâncias à procura de uma escola. Outros, por exemplo, para terem o ensino secundário, devem deslocar-se para as cidades e com custos de transporte. Nós queremos acabar com esse sofrimento. Vamos contribuir com mais escolas e respectivas carteiras. Não se justifica que desde a Independência Nacional, em 1975, tenhamos escolas sem carteiras.
Para além do bairro Hombwa, o MDM esteve em outros bairros no trabalho de “caça do voto”. Em grupos escalaram alguns bairros da cidade de Chimoio com panfletos e outro material de campanha.
Nos mercados, membros e simpatizantes do MDM dialogaram com eleitores.
Enquanto isso, a Nova Democracia escalou o bairro Nhamadejessa onde também manteve encontro com os residentes daquele bairro.
De casa em casa, Diamantino Rangaridzai, seu cabeça-de-lista pediu voto ao eleitorado. Prometeu mais água e melhorar a iluminação pública nos bairros.
“Vote na Nova Democracia porque traz novas ideias sobre o futuro desta autarquia. Chega de ideias passadas. Prometemos mais infraestrutura pública e construir mercados modernos. Os outros partidos já mostraram que não são capazes de trazer mudança. Vamos apostar na Nova Democracia que promete uma governação participativa”, disse Ragaridzai.
A campanha rumo às VI eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo, que hoje entrou no segundo dia, está a decorrer num ambiente pacífico, na cidade de Chimoio, capital provincial de Manica.
Manica tem seis municípios, nomeadamente Catandica Chimoio, Gondola, Manica, Sussundenga e cidade de Chimoio.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt