
Presidente da República, Filipe Nyusi. Foto arquivo
Maputo, 27 Set (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, desafiou, hoje (27), as autoridades locais a trabalharem no sentido de melhorar o ordenamento territorial nas zonas de expansão em Moçambique.
O Chefe de Estado moçambicano falava durante a inauguração de um sistema de abastecimento de água no posto administrativo de Maluana, distrito de Manhiça, província meridional de Maputo.
“É preciso os que estão a gerir o território, ordenar correctamente. É preciso os nossos líderes locais ajudarem-nos a estruturar bem. Maluana não pode ser uma vila que cresce de qualquer maneira como outros sítios,” disse .
Nyusi disse ainda que urge reservar espaços para a construção de ruas, escolas, hospitais, campos de jogos para recreação, bem como igrejas ou mesquitas.
Explicou que o ordenamento territorial deve privilegiar a abertura de ruas com largura suficiente para permitir uma melhor circulação de veículos.
“Ter espaço para passar ambulância, carro de bombeiros, para o transporte público, para o transporte de energia, façam ruas largas para que os carros possam passar em sentidos diferentes”, referiu.
Segundo Nyusi, é preciso criar condições nas zonas de expansão para atrair os residentes.
“Criar condições para que as pessoas que aqui vivem se sintam como pessoas normais como aquelas outras que vivem nas cidades”
O novo sistema de abastecimento de água custou cerca de 25 milhões de meticais (um dólar vale 63,25 meticais ao câmbio oficial), financiados pelo governo moçambicano, no âmbito do programa nacional de abastecimento de água e vai beneficiar cerca de 17 mil pessoas.
Com a inauguração do empreendimento, aumenta para 76 por cento a taxa de cobertura de abastecimento de água em Maluana.
Antes da inauguração, Maluana contava com um pequeno sistema de abastecimento de água que beneficiava cerca de 3.400 pessoas.
(AIM)
ZT/sg/dt