Chimoio (Moçambique) 28 Set (AIM) – Os quatro partidos políticos concorrentes nas eleições autárquicas de 11 de Outubro no município de Chimoio, província central de Manica, saíram hoje a rua para apresentar os seus manifestos adoptado uma estratégia de contacto interpessoal nos mercados e porta -a porta em alguns bairros desta autarquia.
A Frelimo visitou os mercados Feira e Josina Machel para convencer o eleitorado a votar no partido no poder em Moçambique.
Durante a campanha, o cabeça-de-lista para o município de Chimoio, João Ferreira, prometeu melhorar o saneamento do meio nos mercados e edificar mais bancas para os vendedores dos mercados.
Aliás, no mercado Feira, João Ferreira disse que caso vença as eleições, vai construir mais bancas e colocar iluminação naqueles estabelecimentos comerciais.
“Quando ganhámos as eleições passadas construímos novas bancas e atribuímos aos vendedores aqui no mercado Feira. Vocês são testemunhas disso. Estamos aqui a fazer o comércio. Para os próximos cinco anos, queremos fazer o mesmo. Ampliar os mercados”, garantiu João Ferreira.
“Vamos construir novas bancas e colocar água em todos os lugares. O mercado deve desenvolver e dar mais oportunidades de emprego aos nossos munícipes”.
João Ferreira percorreu de banca em banca onde interagiu com os vendedores.
“É com João Ferreira que tudo pode dar certo. Teremos uma cidade bonita e organizada, que fará de nós numa referência a nível nacional, pois será uma cidade onde todos os munícipes se sentem bem servidos”, disse o cabeça-de-lista.
Depois do mercado Feira, o cabeça-de-lista da Frelimo fez uma passeata pela cidade de Chimoio e foi desaguar no mercado Josina Machel, onde também interagiu com os vendedores.
“Continuaremos a ser aquela Frelimo que sempre esteve a trabalhar com os munícipes. Preocupada com o crescimento da cidade. Vejam que em todo o lado, até nas ruas, temos vendedores ambulantes e a polícia municipal nunca lhes deu corrida. O importante é que respeitem a postura urbana para que tenhamos uma cidade limpa”, acrescentou.
Reiterou que “são visíveis as realizações da Frelimo. Trouxe o desenvolvimento aqui no município de Chimoio. A cidade hoje tem mais água, ruas melhoradas, iluminação pública em todos os bairros, bem como outros serviços básicos que nos permitem ter uma vida melhor”.
Por sua vez, o partido Renamo, representado por Manuel Macocove, trabalhou nos bairros apostou em contactos casa-a-casa e interpessoal, nos bairros Chinfura e 7 de Setembro.
Pediu voto com a promessa de uma governação transparente e inclusiva. Num contacto porta-a-porta, Manuel Macocove disse vai melhorar as condições de vida dos munícipes de Chimoio.
“Viemos pedir o vosso voto para tirarmos o município das mãos daqueles que não sabem governar. Que prometem e não fazem. Com a Renamo, a cidade de Chimoio tornar-se-á bela e acolhedora. A Renamo quer construir mais unidades sanitárias e dar escolas para a população”, disse.
Na tarde de hoje, a Renamo e o seu cabeça-de-lista escalaram outros bairros em contacto porta-a-porta e interpessoal.
“Se votarmos na Renamo estaremos a fazer uma aposta certa e a resolver estes e outros problemas. Terão uma cidade modelo, onde todos esses problemas”.
Já o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) trabalhou no bairro Nhamaonha, onde fez campanha porta-a-porta e interagiu com os eleitores nas ruas.
Celestino Fernando, cabeça-de-lista do MDM começou por deixar a sua promessa ao eleitorado e garantiu combater a erosão naquele bairro, bem como melhorar as vias de acesso e a iluminação pública.
“Votem no MDM e na mudança. Queremos servir como munícipes que merecem uma vida condigna. Onde temos melhores dias, água potável e energia eléctrica. Chega de promessas que nunca se tornam realidade”, referiu Celestino Fernando.
“Experimentem o MDM para ter mudança. Somos exemplo de uma governação participativa. Onde cada munícipe pode expor as suas ideias para o desenvolvimento da nossa cidade. Não deixemos que a cidade continue nas mãos daqueles que não sabem governar. Nós, como MDM seremos mais inclusivos”, enfatizou.
Hoje, terceiro dia de campanha eleitoral, a Nova Democracia não saiu a rua para mobilizar o seu eleitorado.
O seu cabeça-de-lista, Diamantino Francisco explicou que o dia de hoje esteve reservado a reflexão dos dois dias de campanha eleitoral.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg