Maputo, 289Set (AIM) – O sector do Género, Criança e Acção Social na província nortenha de Cabo Delgado projecta atribuir uma centena de meios auxiliares de locomoção a crianças com necessidades espaciais, deslocadas devido ao terrorismo.
O projecto, orçado em um milhão de meticais (cerca de 15.8 mil dólares norte-americanos) está a ser implementado pelo governo em parceria com a “Life For the World”, uma Organização Não-Governamental (ONG) que opera naquela região, cuja prioridade são crianças deslocadas devido ao terrorismo.
O técnico de Acção Social na Direcção de Género, Criança e Acção Social em Cabo Delgado, Guilherme dos Santos, explicou que, nesta primeira fase, foram beneficiadas 10 crianças com deficiência do distrito de Chiúre.
“Há muitas crianças principalmente nas escolas. Neste preciso momento nós damos prioridade àquelas que tinham sido deslocadas decorrente do terrorismo e estão aqui acolhidas em alguns centros, mas que na sua deslocação não tiveram a oportunidade de levar o seu meio de locomoção”, disse dos Santos.
Citado pela Rádio Moçambique, a emissora pública, a fonte acrescentou que “nós, como governo, e parceiros estamos aqui a dar mais oportunidade a estas pessoas e eu penso que é um projecto que está a beneficiar muitas pessoa e vale a pena.”
Apelou a quem é de direito a abraçar esta causa “apoiem os nossos concidadãos com problemas de deficiência”.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt