
Primeira-Dama, Isaura Nyusi. Foto arquivo
Governo comprometido com a protecção da pessoa idosa
Maputo, 01 Out (AIM) – O governo moçambicano reafirma o seu compromisso com a protecção da pessoa idosa, afirma a Primeira-dama, Isaura Nyusi.
Na sua mensagem pela passagem do 1 de Outubro, Dia Internacional da Pessoa Idosa, que hoje se assinala no mundo inteiro, Isaura Nyusi garante que o governo está ciente dos desafios que enfrenta na materialização dos direitos deste grupo social.
Por isso, disse a Primeira-dama, “comprometemo-nos a intensificar a sensibilização das famílias, comunidades e as acções nos diferentes sectores para a protecção a este grupo social”.
Assim, exorta todos os cidadãos para que continuem a respeitar, valorizar e proteger a pessoa idosa para que ela tenha uma velhice digna e saudável, pois, só assim o país terá uma sociedade que garante os direitos humanos em todas as gerações.
“Encorajamos as pessoas idosas a serem protagonistas na promoção e defesa dos vossos direitos e deveres, a continuarem a contribuir na formação das novas gerações, transmitindo valores de respeito ao próximo, tolerância, paz e unidade nacional como condições para desenvolvimento do país”, acrescentou.
Isaura Nyusi manifestou a sua estima e admiração pela contribuição das pessoas idosas na construção de uma sociedade de valores e desenvolvimento da nação moçambicana.
Este ano, a data é comemorada sob o lema “Cumprir os Direitos da Pessoa Idosa é Nosso Dever hoje, Amanhã e Sempre”, com o objectivo de sensibilizar a família, comunidade e a sociedade sobre a responsabilidade que temos de proteger e respeitar as pessoas idosas.
As pessoas Idosas desempenham, com sabedoria, o seu papel de conselheiras, transmissoras dos valores morais, socioculturais, patrióticos, e zeladoras da estabilidade da família.
Elas são as nossas bibliotecas vivas, fontes de inspiração. Elas participaram na edificação da nação moçambicana e continuam a contribuir na luta contra pobreza, preservação da paz e do meio ambiente.
“Por isso, prestamos homenagem às pessoas idosas como forma de valorizar a nossa história e construir um futuro risonho”, disse a Primeira-dama, frisando que “a promoção e protecção dos direitos das pessoas idosas constituem prioridade do nosso Governo”.
Aliás, no âmbito da implementação do Programa Quinquenal do Governo 2020 -2024 e do Plano Nacional para a Área da Pessoa 2022-2029, o Gabinete da Primeira-dama tem realizado acções para assegurar o acesso das pessoas idosas aos serviços sociais básicos e o gozo dos seus direitos.
(AIM)
sg