
Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura Hospital Distrital de Bilene
Maputo, 02 Out (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse que o hospital dever ser um local de promoção de saúde, de ajuda à prevenção de doenças, e de vigilância sanitária.
Nyusi, que falava hoje (02), no distrito de Bilene, província de Gaza, sul de Moçambique, na inauguração do hospital distrital local, no âmbito da iniciativa governamental “Um Distrito, Um Hospital”, sublinhou que o hospital é, também, um lugar para os profissionais de saúde se formarem e, com a investigação, procurarem soluções aos problemas de saúde que afectam a comunidade.
Nyusi espera também que os utentes do hospital que inaugurou encontrem soluções aos seus problemas de saúde e que adquiram a informação necessária para promover saúde e prevenir doenças.
“Precisamos de explicar as pessoas por que é que há malária, como é que se pode evitar a malária” frisou Nyusi.
Referiu que “o profissional de saúde, aqui colocado, terá um ambiente apropriado para aprimorar, continuamente, o seu conhecimento contribuindo, assim, para o desenvolvimento da instituição neste distrito.”
Exortou aos mais de 130 profissionais de saúde afectos naquela unidade hospitalar a absterem-se de cobranças ilícitas e a não se apoderar de bens dos pacientes. “ Tem que ter vergonha, tem que ter dificuldades de retirar um bem do paciente. Há uns que gostam de retirar até anéis”.
Nyusi entende que a vigilância pode contribuir para a eliminação do núcleo de corrupção e outros comportamentos desviantes.
“É preciso reforçar a vigilância, há que existir mecanismos seguros de controlo, monitoria e transparência dos procedimentos internos, incluindo métodos confiáveis de recolha e tratamento de informação de reclamações dos utentes e funcionários”, disse.
Apelou à direcção do hospital e aos respectivos funcionários para que façam do hospital Distrital de Bilene uma referência de bom atendimento a todos os utentes.
Construído com fundos do Estado moçambicano, o Hospital de Bilene é o quarto hospital distrital inaugurado no âmbito da iniciativa presidencial.
A infraestrutura compreende, entre vários serviços, farmácia, fisioterapia, estomatologia, bloco operatório, e 120 camas.
Com a inauguração do hospital o rácio habitante-unidade hospitalar na província de Gaza tende a melhorar e a aproxima-se aos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
(AIM)
Samuel Nhamurave (SNN)/mz