Chimoio (Moçambique) 07 Out (AIM) – Quando falta apenas um dia para o encerramento da campanha eleitoral rumo as VI eleições autárquicas da próxima quarta-feira (11), de Outubro, os partidos políticos desdobram-se pelos bairros da cidade de Chimoio, na província de Manica, centro de Moçambique, para convencer os eleitores a fazerem uma escolha certa.
Os quatro partidos concorrentes no município de Chimoio, cada um joga a sua última cartada, com promessas em volta do bem-estar e melhoramento das condições de vidas dos cidadãos.
A Renamo, maior partido da oposição, por exemplo, esteve nos bairros Nhamahonha, Mudzingadzi, Josina Machel e, depois, escalou o mercado Francisco Manhyanga.
Em contacto porta – a – porta e interpessoal, o cabeça-de-lista da Renamo, Manuel Macocove, disse que caso seja eleito vai expandir mais água potável, energia eléctrica nos bairros, reabilitar as ruas, combater a erosão e trazer mais emprego para os jovens.
Prometeu acabar com a cobrança de taxas nos mercados e construir novas bancas. As bancas serão construídas em todos os principais mercados da cidade de Chimoio.
“Votem na Renamo porque é o único partido que vai melhorar as vossas vidas. Havemos de expandir a rede de abastecimento de água, trazer energia elétrica de melhor qualidade, reabilitar as vias de acesso, bem como acabar com o pagamento de taxas nos mercados”, disse Macocove.
“A nossa maior atenção também está no emprego. Queremos que os jovens tenham alguma actividade de geração de renda. As bancas que havemos de construir será mesmo para esses jovens, onde cada um poderá fazer o seu negócio sem o pagamento de qualquer taxa de mercado”, acrescentou.
Já a Frelimo, partido no poder, quer trabalhar para melhorar, cada vez mais, a vidas dos munícipes.
O cabeça-de-lista da Frelimo, João Ferreira, garantiu que vai continuar a trabalhar, tal como fez no mandato prestes a terminar, para servir os residentes de Chimoio.
“Nos últimos cinco anos trabalhamos. Construímos pontecas, demos água potável e energia de qualidades aos nossos munícipes. Reabilitamos as ruas e melhoramos o saneamento do meio. Fizemos muita coisa. Mas isso não basta. Queremos servir mais os nossos munícipes”, referiu João Ferreira.
“Vocês sabem que levo Chimoio no coração. Até tatuei no meu braço ‘Chimoio’, porque amo esta cidade e desejo servir mais os meus irmãos. Por isso, venho pedir o vosso voto para os próximos cinco anos”, disse.
Para Ferreira, este trabalho só pode ser realizado se no dia 11 de Outubro votarmos na Frelimo. “Escolher na Frelimo é fazer uma escolha certa”, tal como referiu o cabeça-de-lista.
“Votar na Frelimo é escolher o desenvolvimento da nossa cidade. É apostar na continuidade e numa governação participativa, onde cada munícipe terá espaço para dar o seu contributo em prol do desenvolvimento desta autarquia”, acrescentou Ferreira, quando dialogava com os residentes dos bairros Bloco Nove, Vila Nova, 7 de Setembro e 3 de Fevereiro.
“O nosso compromisso é com os munícipes de Chimoio. É trabalhar para melhorar as condições de vida dos cidadãos e tornar a cidade de Chimoio uma referência. Uma cidade onde o cartão de visita devem ser os próprios residentes desta autarquia reiterou.
Enquanto isso, o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) foi convencer os vendedores dos mercados Josina Machel e Feira, numa estratégia de contacto porta – a – porta e interpessoal.
Celestino Fernando, cabeça-de-lista do Movimento Democrático de Moçambique prometeu uma governação transparente, onde os fundos da edilidade poderão ser geridos com a participação dos munícipes.
“Chega de pessoas não sérias no poder. Queremos trazer um novo modelo de governação, onde cada centavo dos cofres da edilidade será conhecido pelos residentes desta cidade. Os planos de actividades serão realizados de acordo com aquilo que são as prioridades da população”, explicou.
Defendeu que este modelo de governação é que pode tornar esta cidade uma referência que todos almejam, pois, haverá uma maior transparência dos fundos do município.
“A ser assim, não teremos o desvio de nenhum centavo dos cofres da edilidade. Vamos votar no MDM”, apelou o cabeça-de-lista, que também prometeu trazer mais água potável, energia elétrica de qualidade e reabilitar as rodovias dos 34 bairros da cidade de Chimoio. “O emprego para jovens também consta do nosso plano de governação para os próximos cinco anos, caso sejamos eleitos.”
Neste décimo segundo dia de campanha eleitoral, a Nova Democracia não saiu à rua para fazer a sua campanha. A campanha eleitoral na cidade de Chimoio está a decorrer num ambiente de paz e harmonia.
Manica tem um total de seis municípios, sendo Gondola, Manica, Chimoio, Sussundenga, Guro e Catandica.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt