Quelimane (Moçambique), 06 Out (AIM)- O antigo Presidente moçambicano Joaquim Chissano será distinguido sábado, em Lisboa (Portugal), com o prémio Carreira, na 7.ª edição da Gala Prémios da Lusofonia.
A Fundação Joaquim Chissano, da qual é patrono, refere que o antigo Presidente será galardoado em reconhecimento do seu papel na edificação da paz, reconciliação, reconstrução, democratização e desenvolvimento de Moçambique.
A cerimónia é direccionada a homens e mulheres da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, que se destacaram nas suas carreiras em diversas áreas e actividades, tais como política, música, literatura, cidadania, acção empresarial, artes plásticas, comunicação social, educação, teatro, moda e estilismo.
O prémio junta-se à uma vasta lista de distinções ao antigo estadista, com destaque para The Hunger Project Prize, The Together For Peace Award, The Kellong Foundation Award, Chatham House Prize, Mo Ibrahim Foudation, Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa e South Africa Order of the Companions of O. R.Tambo.
Chissano foi Presidente de Moçambique de 1986 a 2005.
(AIM)
FF