Malema, (Moçambique), 06 Out (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, exortou os contribuintes e trabalhadores do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) a aumentarem as suas capacidades a fim de melhorar a protecção social em Moçambique.
O chefe de Estado teceu estas e outras considerações, nesta sexta-feira, no município de Malema, interior da nortenha província de Nampula, durante a inauguração da quarta delegação distrital do INS) que, para já, conta com 1.930 beneficiários, 119 contribuintes e 70 trabalhadores por conta própria.
Nyusi reconheceu que a cobertura dos serviços de segurança social em Moçambique ainda não é universal e, por isso, considerou que é preciso um esforço para corresponder aos ditames da solidez, robustez e sustentabilidade que devem ser a divisa do INSS, com o alargamento da sua abrangência em termos de contribuintes e territorial.
“Encorajamos a todos trabalhadores, particularmente os por conta própria, a inscreverem-se e a canalizarem as suas contribuições de forma regular”, apelou.
Segundo Nyusi, com o sistema de protecção social, o governo está a implementar acções concretas que visam combater as desigualdades e desvantagens da pobreza.
“Estes instrumentos visam, por um lado, estimular o crescimento sustentável e inclusivo e, por outro, garantir que todos temos direitos iguais e aos mais vulneráveis, implementar um sistema de modelo económico sustentado na pessoa humana”, disse.
Aos presentes na cerimónia de inauguração da delegação do INSS, em Malema, Nyusi disse que aqueles serviços abrangem a todos e não apenas a quem tenha um emprego no sector formal.
“Tenham sempre presente que os donos do INSS são, em primeira instância, os contribuintes e os trabalhadores. Incentivamos o INSS a prosseguir com a sua estratégia de expansão, bem como a consolidar o processo de modernização do sistema de segurança social”, anotou.
Rafael Age, falando em nome dos pensionistas de Malema, que são actualmente 25, manifestou a satisfação geral, pois deixarão de percorrer 102 quilómetros até à vila de Ribáuè para tratar questões relativas às suas pensões, como por exemplo, prova de vida, tendo em conta a idade avançada dos mesmos.
Dados a que a AIM teve acesso dão conta que o INSS assiste, em Nampula, um total de 239.285 beneficiários, 17.380 contribuintes, 1.972 trabalhadores por conta própria e 1.810 de manutenção voluntária.
Na província de Nampula, o INSS conta actualmente com quatro delegações distritais, a saber: Nacala, Moma, Angoche e Malema, e estão em construção outras na Ilha de Moçambique, Moma, Ribáuè e Memba. Para Eráti deverá ser lançado, ainda este ano, um concurso para escolher o empreiteiro que será encarregado das obras.
(AIM)
Rosa Inguane (RI)/dt