Chimoio (Moçambique), 10 Out (AIM) – O Secretariado de Administração Eleitoral (STAE), em Manica, assegura que já estão criadas todas as condições para a realização das VI eleições autárquicas nas seis autarquias daquela província do centro de Moçambique, nomeadamente Manica, Chimoio, Gôndola, Sussundenga, Catandica e Guro.
O director provincial do STAE, Luciano José, disse esta terça-feira (10), em conferência de imprensa que decorre actualmente o pagamento do subsídio de lanche aos Membros das Mesas de Voto (MMVs) que estarão a trabalhar na quarta-feira (11).
Ainda na noite desta terça-feira, de acordo com Luciano José, começa a distribuição de material nos locais de votação para permitir que pontualmente as 7h00, as assembleias de voto estejam abertas para atender os eleitores.
“Nas seis autarquias todas as condições logísticas e administrativo estão criadas. Amanhã (11), as assembleias de votos estão abertas a hora certa. Depois da votação, não havendo mais eleitores, as 18h00 iniciará o apuramento parcial dos resultados. Por isso, tudo está acautelado para que o processo decorra sem grandes constrangimentos”, referiu Luciano José.
“Os Membros de Mesas de Voto estão devidamente formados. A capacitação começou no dia 25 Setembro e terminou no dia 06 de Outubro corrente. Assinaram os contratos de trabalho. Agora estão a receber os subsídios de lanche. A ideia é que tenham a sua logística garantida e, cada um, estejam local de trabalho a tempo inteiro”, explicou.
Nas seis autarquias da província de Manica funcionarão 475 mesas de assembleias de voto, distribuídas de acordo com o número de eleitores inscritos aquando do recenseamento eleitoral em cada município.
Nestas mesas de assembleias de voto, os trabalhos serão assegurados por um total de 3.325 Membros de Mesa de Voto de um universo de 3.654 formados.
“Durante a formação, tivemos um número superior de candidatos porque, neste momento, um e outro poderá não se mostrar disponível ao trabalho por vários motivos. Por isso, temos alguns membros suplentes que, em casos de ausência de um, imediatamente teremos outro para preencher o seu lugar”, explicou Luciano José.
Na província de Manica, os quatro partidos concorrem para 159 mandatos, sendo 50 para o município de Chimoio, Manica 33, Gondola e Catandica com 23 cada, Sussundenga 15 e o mesmo número assentos para o município de Guro.
Estão inscritos nas seis autarquias, 351.375 eleitores inscritos.
A fonte explicou que foram credenciados pelo STAE, em Manica 883 observadores e 103 jornalistas nacionais para a cobrir as eleições.
Também estão credenciados 1.706 delegados de candidaturas que irão, em nomes dos partidos que representam, assistir o votação e os trabalhos de apuramento dos resultados.
Luciano José referiu que além de delegados, estarão igualmente nas assembleias de votos, exercendo a função de escrutinadores, elementos indicados pelos três partidos com assento na Assembleia da República, parlamento moçambicano, e os delegados de candidaturas.
(AIM)
Nestor Magado (NM) /sg