Maputo, 11 Out (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, convida todos os cidadãos moçambicanos recenseados e que estejam em condições de participar no escrutínio desta quarta-feira (11) para acorrerem rapidamente às urnas e exercerem o seu dever cívico.
Nyusi fez o convite depois de votar, na companhia de sua esposa, Isaura Nyusi, no posto instalado na Escola Secundária Josina Machel, na cidade de Maputo, com 3.308 inscritos, acto que arrancou pontualmente as 07h00.
“Eu e a minha esposa já exercemos o nosso dever cívico, democrático e de cidadania. Fizemos a nossa opção. Convido a todos os que se recensearam e que estão bem de saúde para, imediatamente e cedo, afluírem para votar”, disse Nyusi.
Garantiu que as equipas dos órgãos eleitorais estão preparadas para o bom andamento deste processo nas 65 município e vilas com autarquias em todo o país.
“Mas antes terei de reconhecer o profissionalismo dos nossos irmãos que fazem parte dos órgãos eleitorais, da maneira como organizaram. Estive atento a escutar a média, aquilo que estão a reportar para nós e para todos os cantos do mundo estão preparados para exercer o seu trabalho o que não é muito fácil”, acrescentou.
O governante exortou aos cidadãos para o cumprimento da lei, votar e abandonar o locar. Por isso, devem evitar permanecer nos postos de votação sob o argumento de estarem a fiscalizar o processo.
Segundo o estadista moçambicano, pretende-se que este processo seja um espelho da cidadania e um exemplo de civismo, até porque não são as primeiras eleições a decorrer em Moçambique.
Por isso, comparou o processo em curso a um jogo, onde todos os resultados são possíveis e, por isso, é preciso reconhecê-los quando surgirem.
“Este é um apelo para que obedeçamos às regras de jogo”, apelou.
“Quero desejar boa sorte a todos envolvidos neste processo directa ou indirectamente, desejar a sorte a todos moçambicanos porque a vitória vai ser do povo, para ser mais legitimada e respeitada ela tem que acontecer num ambiente pacífico e de tranquilidade”, acrescentou.
Elevando o dedo ao alto, Nyusi disse “estou nessa situação e acredito que todos aqueles que estão em condições estarão da mesma forma até ao fim do dia”, exortou.
São, ao todo, 6.785 mesas de assembleias de voto que irão acolher o processo em todo o país.
Para a votação que decorre das 07h00 às 18h00 horas desta quarta-feira (11) estão inscritos cerca de 4.8 milhões de eleitores.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG) /sg