Moatize (Moçambique), 11 Out (AIM) – O distrito de Moatize, na província central de Tete, necessita de 822 carteiras, com vista a aliviar o sofrimento de 3.300 crianças que assistem aulas sentadas no chão e em salas não convencionais.
Segundo o diretor distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), Luis Piloro Pensado, o défice de carteiras no distrito esta a impactar negativamente na assimilação do conhecimento por parte dos petizes, sem deixar de lado os constrangimentos que a situação esta a criar para os professores.
Para o presente ano lectivo, a fonte avançou que o distrito havia planificado a aquisição de 575 carteiras duplas, que seriam alocadas em 23 salas de aula nas Escolas Primarias Completas (EPC´s) de Madamba; Magala I; Mutarara; Moatize; Waenera; Paroquia e Capanga.
‘O nosso maior desafio no sector da educação é adquirir carteiras para tirarmos as crianças do chão, temos mais de três mil crianças no chão’, disse Pensado entrevistado pela AIM.
Outro desafio, segundo a fonte, esta relacionado com a falta de meio de transporte para locomoção dos técnicos que fazem a monitoria e avaliação das atividades a nível daquele distrito.
Numa altura em que decorrem preparativos para os exames finais da 6ª, 10ª, 12ª classe evolvendo cerca de 10.255 alunos em Moatize, Pensado assegurou que se o distrito tivesse uma viatura, isso facilitaria a execução dos trabalhos nas 162 escolas existentes.
‘O distrito tem cerca de 162 escolas e a própria geografia de Moatize não é fácil. Isto é um calcanhar de Aquiles, as vezes temos que usar meios de transporte pessoais para fazer supervisão, então o nosso desafio é adquirir motas e pelos menos uma viatura para fazer andar as actividades’, explicou.
No presente ano, Moatize registou um efectivo escolar de 111.999 alunos em todos os subsistemas de ensino, isto é acima do planificado que era de 110.940 alunos, acima de 100 porcento de execução.
O distrito tem um efectivo de 1.900 professores de um universo de 2.268 funcionários e agentes do Estado.
Apesar do atraso na distribuição do livro escolar gratuito da 1ª e 6ª classe, segundo a fonte, foi possível garantir a distribuição de 191.997 em todos os estabelecimentos de ensino.
Em relação a construçao de infraestruturas escolares, esta em curso a edificação de 32 salas de aula.
Do universo de 162 escolas, 159 são públicas e 03 privadas. Existem ainda 47 Zonas de Influência Pedagógica (ZIP), 01 Instituto Médio de Geologia e Minas, Lar dos Estudantes e 03 Centros internatos.
(AIM)
Leonel Ngwetsa (LW)/sn