Moatize (Moçambique), 14 Out (AIM) – O governo de Moatize, província central de Tete, em Moçambique, assegura a disponibilidade de alimentos para toda a população deste distrito, mercê a colheita superior a 10 mil toneladas de produtos agrícolas.
A garantia é da directora distrital de Actividades Económicas (SDAE), Luísa Nhemba, num breve contacto estabelecido com a AIM.
A fonte explicou que o sucesso deve-se ao plano de produção do distrito para a campanha agrícola 2022-2023 que previa abranger cerca de 79.115 hectares de culturas diversas, com destaque para gergelim, feijão bóer, milho, tubérculos, legumes, entre outras.
A fonte sublinhou que o excedente se deve ao aumento significativo de famílias que decidiram abraçar o sector agrícola, que subiu para 38.194 contra 36.964 do ano passado, que representa um incremento de 3,6 por cento.
“Neste momento, queremos informar que a nossa segurança alimentar está garantida. Os resultados alcançados revelam que temos uma produção superior a 10.980 toneladas”, disse Nhemba.
Apesar do aumento na produção, a fonte avançou que ainda persistem alguns desafios. Nhemba explicou que a zona sul do distrito continua a registar uma baixa precipitação, contrariamente a zona norte, que regista regulares.
Segundo Nhemba, apesar destes factores o governo distrital alocou 21 extensionistas que têm a missão de assistir 800 pequenos agricultores, em três localidades e três postos administrativos, o que, segundo ela, tem resultado na redução de pragas que destroem culturas agrícolas.
“Apesar destes contratempos os nossos extensionistas não baixam os braços e, por isso, procuram sempre formas de garantir a produção através da criação de reservatórios para irrigação de pequenos campos, isto para garantir a alimentação para as famílias”, anotou.
A fonte acrescentou “com estes extensionistas conseguimos prevenir a lagarta do funil do milho o que minimizou as perdas agrícolas”.
Na presente campanha, foram lavrados cerca de 1.521 hectares contra 1.326 da campanha passada. O distrito fez 37 monitorias no âmbito da campanha agrícola 2022-2023, contra 27 da campanha anterior.
A campanha foi lançada oficialmente pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, na cidade de Pemba província nortenha de Cabo Delgado, sob o lema: “Agricultura Sustentável 2022-2023 Transformando Vidas”.
Para a campanha 2023-2024, o distrito recebeu 37,7 toneladas de sementes, contra 12 toneladas da campanha passada.
(AIM)
LW/sg