Xai-Xai (Moçambique), 13 Out (AIM) – O Partido Frelimo venceu as eleições autárquicas realizadas nesta quarta-feira para a escolha do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Xai-Xai, província meridional de Gaza, e os respectivos membros da Assembleia Municipal, após ter arrecadado 40.391 votos, contra 6.923 votos obtidos pela Renamo e 2.789 pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM).
O presidente da Comissão Distrital de Eleições (CNE) em Xai-Xai, Alfredo Bila, disse à imprensa na tarde desta sexta-feira, que “os votos obtidos pela Frelimo correspondem a 80,62 porcento. Os obtidos pela Renamo correspondem a 13, 82 porcento e, por último, os do MDM correspondem a 5, 57 porcento.”
Para a presidência do município de Xai-Xai concorreram apenas três candidatos, nomeadamente, Adamo Ossumane, da Frelimo; Félix Tivane, da Renamo, e Manasse Mulhovo, do MDM.
A autarquia de Xai-Xai contou com 137 mesas de votação, para a eleição de 39 membros da Assembleia Municipal e o respectivo edil da cidade.
Os eleitores exerceram o seu direito cívico em 56 assembleias de voto, assistidas por cerca de 540 Membros de Mesa de Voto (MMVs) e 611 delegados políticos.
“Nesta autarquia, tivemos um total de 89.191 inscritos e um total de 53.045 votantes. Tivemos 146 abstenções, 744 votos em branco e 2154 votos nulos”, disse Bila, para quem o processo de votação decorreu de forma ordeira e transparente.
No dia da votação, o cabeça-de-lista do MDM acusou os órgãos de administração eleitoral de estarem a serviço de um determinado partido político “pelo facto de terem a impedido a participação de seus delegados de candidatura.”
A contagem de votos foi afectado por um apagão nas principais assembleias de voto.
(AIM)
Ad/sg