Maputo, 17 Out (AIM) – A chefe da brigada central de assistência da Frelimo na província nortenha de Cabo Delgado, Esperança Bias, diz não ter dúvidas sobre a vitória do partido no poder em Moçambique nas eleições autárquicas de 11 de Outubro.
“Sete a zero”, disse Bias quando convidada pela AIM para fazer um breve balanço sobre as eleições autárquicas. “
Esta vitória é graças a todos os munícipes e membros do partido Frelimo”, acrescentou. A cifra de 7-0 deve-se ao facto de Cabo Delgado ter sete municípios.
A situação mais destacável foi de Mocímboa da Praia. O município foi ocupado por terroristas mas, posteriormente, libertado pelas Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (FDS) com apoio de militares ruandeses e da SADC.
“Faço um balanço positivo das eleições na província de Cabo Delgado. Ganhamos em todos os municípios”, disse Bias, que é igualmente Presidente da Assembleia da República, o parlamento moçambicano, e membro da Comissão Politica da Frelimo.
Destacou que a vitória da Frelimo também se evidencia pelo facto de ganhar a eleição em Mocímboa da Praia, sabido que este município viveu momentos turbulentos pelo terrorismo.
A Frelimo, segundo Esperança Bias, também ganhou no município de Chiúre que estava no poder da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique.
“Ė um município que não estava nas mãos da Frelimo”, referiu.
A Frelimo, em Cabo Delgado, ganhou, também, no município de Balama, rico em minerais, principalmente grafite.
A província não é pobre. Tem municípios como Montepuez, rico em rubis, Mueda, agricultura.
Pemba, Montepuez, Mueda, Mocímboa da Praia, Balama, Ibo (rico em potencialidades turísticas), e Chiúre, são os sete municípios de Cabo Delgado.
(AIM)
Mz/sg