Maputo, 19 Out (AIM) – O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou hoje (19) uma mensagem de condolências ao seu homólogo da Finlândia Sauli Niinistro, pela morte de Martti Oiva Kalevi Ahtisaari, antigo presidente daquele país europeu.
Na sua mensagem, cuja cópia foi enviada a AIM, Nyusi afirma que o antigo Presidente finlandês foi uma incontornável figura pacificadora mundialꓹ cujo papel proeminente na resolução de conflitos em vários continentes e durante mais de três décadas deixa um legado indelével que constituirá uma fonte de inspiração nos incessantes esforços em prol da pazꓹ segurança e bem-estar da humanidade.
“Recordaremos sempre o Presidente Ahtisaari como amigo de Moçambique e homem que dedicou toda a sua vida ao serviço do seu país e do mundo, tendo desempenhado um papel fundamental na elevação das relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países”, lê-se ainda na missiva do estadista moçambicano.
Nyusi conclui a mensagem apresentando condolências em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e, no seu próprio, ao povo, ao Governo da Finlândia, assim como à família enlutada.
O antigo Presidente da Finlândia e Prémio Nobel da Paz em 2008, morreu segunda-feira (16), aos 86 anos de idade.
Ao longo da sua carreira distinguiu-se pelo seu empenho em prol da paz em várias partes do mundo, tendo sido distinguido com o Prémio Nobel da Paz em 2008
(AIM)
sg