
Harare, 21 Out (AIM) – O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, convocou eleições para preencher nove lugares no parlamento, deixados vagos após a destituição de 15 deputados do maior partido na oposicao, Coligação de Cidadãos para a Mudança (CCC sigla em inglês) há duas semanas.
Nove dos 15 deputados da CCC foram eleitos nas eleições de Agosto passado, enquanto os outros seis foram nomeados usando o sistema de representação proporcional.
O preenchimento das seis vagas de representação proporcional será feito através da disponibilização da lista pela CCC dos que vão ocupar os assentos.
A chamada às urnas resulta da destituição de cerca de 15 deputados da CCC, anunciada pelo secretário-geral interino do partido, Sengezo Tshabangu, embora os afectados tenham recorrido para o Supremo Tribunal para contestar a decisão.
Segundo o jornal electrónico Herald, à Comissão Eleitoral do Zimbabwe (ZEC) anunciou que as eleições vão decorrer em nove círculos eleitorais vagos, nomeadamente Beitbridge West, Binga North, Bulawayo South, Cowdray Park, Lobengula-Magwegwe, Lupane East, Mabvuku-Tafara, Mpopoma-Mzilikazi e Nketa.
Os membros do CCC que deixaram de ser legisladores são Morgan Ncube, Príncipe Dubeko Sibanda, Nicola Jane Watson, Pashor Raphael Sibanda, Ereck Gono, Bright Moyo-Vanya, Febion Munyaradzi Kufahakutizwi, Desmond Makaza e Obert Manduna.
Emmerson Mnangagwa venceu as eleições presidenciais com cerca de 53 por cento dos votos, deixando para trás o seu principal rival Nelson Chamisa da CCC, com 44 por cento dos votos.
(AIM)
Herald/ZT/FF