Maputo, 24 Out (AIM)- O Instituto de Gestão de Participações do Estado moçambicano (IGEPE) tem vindo a incrementar o seu contributo para o Tesouro, mercê ao processo de reestruturação do Sector Empresarial do Estado.
Segundo a Presidente do Conselho de Administração do IGEPE, Ana Coanai, se há cerca de sete anos o sector empresarial canalizava cerca de 500 milhões de meticais (cerca de 8 milhões de dólares norte-americanos) ao Estado, actualmente o nível de contribuição atinge 8,4 mil milhões (cerca de 132 milhões de dólares).
Ana Coanai partilhou esta informação segunda-feira (23) ao interagir com os jornalistas da Sociedade do Notícias, SA, durante a visita que efectuou às instalções desta empresa para se inteirar dos projectos em curso.
Como exemplo, referiu que a Electricidade de Moçambique, EP e a Petromoc, fruto da reestruturação apresentam, nos últimos dois anos, resultados positivos, o que significa que a decisão de intervir nelas foi oportuna.
Partilhou que entre as chaves do sucesso constam o foco no negócio, controlo da estrutura de custos e melhoria dos processos de gestão.
Outro segredo é que se está a conseguir controlar o endividamento das empresas junto à banca comercial.
Ao reconhecer que há ainda muito trabalho por se fazer, Ana Coanai recordou que muitas das empresas que compõem o Sector Empresarial do Estado transportam um histórico, sob ponto de vista de mão-de-obra versus custos de operação, uma realidade que é preciso reverter para posicioná-las no mercado.
Falando da Sociedade do Notícias – dona dos jornais “Notícias”, “Domingo” e “Desafio” e da Unidade Gráfica – Coanai disse estar satisfeita com a melhoria das condições de trabalho dos colaboradores e com a redução dos gastos operacionais.
Entretanto, recomendou que a Unidade Gráfica procure ser mais eficiente no que faz, como forma de assegurar um nicho de clientes, num mercado cada vez mais exigente.
A Presidente do Conselho de Administração do IGEPE visitou as redacções do semanário Domingo, que acaba de beneficiar de obras de requalificação e dos jornais Notícias, Desafio, bem como o Arquivo, Revisão e Paginação.
Disse esperar que as condições criadas na Redacção do semanário Domingo motivem os jornalistas a melhorarem cada vez mais os conteúdos, trazendo sempre assuntos do interesse da sociedade moçambicana.
(AIM)
FF