
Venancio Mondlane cabeca de lista da Renamo lanca campanha eleitoral na Cidade de Maputo. Foto de Ferhat Momade
Maputo, 23 Out (AIM) – A Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, ameaça boicotar as próximas eleições caso não sejam divulgados o que considera de “reais resultados” das eleições autárquicas de 11 de Outubro corrente.
“Não vamos aceitar nenhum resultado que seja diferente deste que foi provado em tribunal, na contagem paralela da Renamo, na contagem paralela do consórcio ‘Mais Integridade’ e pelos maputenses que sabem em quem votaram”, disse o Cabeça de Lista da Renamo para esta autarquia, Venâncio Mondlane em conferência de imprensa havida hoje em Maputo.
“Nós não vamos aceitar nenhum resultado desta natureza e não vamos aceitar ir às próximas eleições com as mesmas pessoas que foram responsáveis pela falsificação dos resultados, pelos crimes eleitorais que foram cometidos”, acrescentou.
Segundo Mondlane, a sua formação política vai lutar até às últimas consequências junto do povo para conseguir a “verdade eleitoral”.
“Vamos até às últimas consequências. O povo está disponível para isso, os jovens estão furiosos, e nós vamos estar com o povo, não nos vamos dissociar do povo para que a verdade eleitoral seja posta”, apontou.
Disse ainda que a CNE deve tirar da sua direcção todos envolvidos neste processo.
“Exigimos a Procuradoria-geral da República [PGR] para deter, acusar criminalmente todas estas pessoas que referimos e exigimos que a Comissão Nacional de Eleições [CNE] deve rapidamente afastar administrativamente a todos eles colocando novas pessoas com base num consenso para nós avançarmos para as próximas etapas”, apelou.
A Renamo exprime o posicionamento após a divulgação dos resultados intermédios das eleições autárquicas do passado dia 11 nas 65 autarquias de Moçambique, processo que até aqui aponta para a Frelimo como vencedor em 64 das 65 autarquias do país.
Os resultados têm até ao momento levantado posições divergentes por parte de diferentes intervenientes da sociedade, sobretudo a Renamo.
(AIM)
CC/sg