
Eleicoes autarquicas, votacao. Foto de Ferhat Momade.
Maputo, 23 Out (AIM) – O Alto Comissariado do Canadá, a Embaixada da Noruega e a Embaixada da Suíça expressam a sua preocupação face as irregularidades eleitorais relatadas no dia da votação e durante o processo de apuramento dos votos no escrutínio de 11 de Outubro e, por isso, pedem a todas as partes para que continuem a envidar esforços para a resolução pacífica das contendas.
Apelam também a defesa dos direitos humanos, o estado de direito democrático, apelando aos órgãos de gestão eleitoral para que garantam a realização de um processo eleitoral justo e transparente.
A preocupação vem expressa através de um comunicado de imprensa conjunto do Alto Comissariado do Canadá, das Embaixadas da Noruega e da Suíça face às últimas Eleições Autárquicas 2023.
“As eleições são a pedra angular da democracia. É essencial garantir que as mesmas sejam realizadas de forma pacífica, transparente e ordeira”, lê-se na nota de imprensa.
Assim, as missões diplomáticas referidas juntam a sua voz aos membros da comunidade internacional e organizações da sociedade civil em Moçambique, que expressam a sua preocupação sobre as irregularidades eleitorais relatadas.
Por isso, aconselham todas as partes para que canalizem as suas reivindicações através dos mecanismos apropriados e estabelecidos no quadro jurídico moçambicano e que as instituições relevantes tramitem de acordo com a lei em vigor com vista a garantir confiança na integridade do processo democrático.
(AIM)
Paulino Checo (PC) /s