Maputo, 26 Out (AIM) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, recebeu mensagens de agradecimentos endereçadas pela Universidade de Defesa Nacional e a Escola Nacional de Guerra dos Estados Unidos da América (EUA), na sequência da palestra por si proferida a 22 de Setembro passado, aquando da visita de trabalho àquele país.
Na mensagem, o Presidente da Universidade de Defesa Nacional, Tenente General Michael T. Plehn, refere que durante a palestra, ao partilhar as experiências sobre a importância do diálogo e da discrição nas negociações, tocou profundamente no íntimo dos estudantes da academia militar.
“Os Curricula de todos os nossos cinco colégios da Universidade de Defesa Nacional enfatizam a primazia de encontrar um denominador comum entre os interesses nacionais, dos aliados e parceiros, ao desenvolvermos abordagens de todo Governo e de todas as nações em relação às questões de segurança nacional. Este aspecto também ficou muito claro na vossa palestra”, destaca a mensagem.
“Apreciamos profundamente que tenha tirado parte do seu tempo, cheio de responsabilidades para estar com os nossos estudantes, Faculdade e colaboradores para reforçar o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, lê-se na mensagem do Tenente General Michael T. Plehn, citada num comunicado da Presidência da República enviado, hoje, à AIM.
Por seu turno, o Comandante do Colégio Nacional de Guerra, Major-General do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Paul Jr., e Vice-Comandante da mesma instituição académica, Dennis W Hearne, exprimem a sua profunda gratidão e manifestam o seu apreço pelos pontos de vista do Estadista moçambicano para acabar com os conflitos e encontrar a paz.
“O vosso papel extraordinário e corajoso para acabar com o conflito armado interno prolongado reforçou as palavras de um dos nossos mais distintos graduados, o General Colin Paul, (vim aqui para estudar a guerra e enquanto aprendia sobre a guerra, aprendi muito mais ainda sobre a importância de encontrar a paz)”, afirma.
“A vossa explicação sobre a experiência pioneira de Moçambique de utilizar recursos bilaterais e multilaterais para combater o terrorismo no âmbito da estratégia de conjugação de esforços militares de políticos e de desenvolvimento, também proporcionou-nos um exemplo vivo dos modelos estratégicos que discutimos aqui no Colégio Nacional de Guerra”, refere a mensagem em alusão.
Os responsáveis do colégio militar sustentam que os comentários claros e incisivos do Presidente Nyusi sobre a forma como Moçambique aborda a chamada competição das “grandes potencias”, do seu ponto de vista de cenário nacional, proporcionaram uma perspectiva importante aos estudantes, ao avaliarem estas questões no contexto internacional.
“A vossa franqueza, simpatia e humor ao responder às perguntas dos nossos estudantes foram igualmente bem acolhidos por todos, durante o debate especial com vossa Excelência. A vossa visita despontará como um marco do percurso historiado do colégio Nacional de Guerra não só como uma visita de um Chefe de Estado, mas também como uma oportunidade de beneficiar da sabedoria de um líder com uma perspectiva global”, destaca.
“Mais uma vez vossa Excelência goza do nosso profundo apreço”, sublinha a mensagem do Colégio Nacional de Guerra. (AIMI)
dt
Relacionadas
2024-09-11