Chimoio (Moçambique) 27 Out (AIM) – As autoridades de saúde na província de Manica, centro de Moçambique diagnosticaram, de Janeiro a Setembro deste ano, 309 casos de cancro da mama.
A maior parte das pessoas com a doença são mulheres com idades que variam de 45 a 65 anos de idade.
Aliás, a doença também pode afectar homens, embora o número de casos não seja considerado elevado.
Maria Charles, enfermeira de Saúde Materna-Infantil (SMI) explicou que as pessoas identificadas se apresentaram nas unidades sanitárias com sinais de câncer da mama.
“Alguns pacientes vieram às unidades sanitárias com sinais da doença. Outras não sabiam e, durante as consultas, fizeram o rastreio e os resultados foram positivos, disse.
“A nossa preocupação é que as mulheres saibam identificar os sinais e dirijam-se rapidamente às unidades sanitárias. Assim evitaremos mortes por causa do cancro da mama”, acrescentou.
Maria Charles falava, sexta-feira (26), durante uma palestra com os funcionários do Conselho Municipal de Chimoio e seus dependentes.
Sem avançar o número de óbitos, a fonte lembrou que o câncer da mama ainda é um problema de saúde pública na província de Manica e em Moçambique.
“Em todos os meses de Outubro fazemos uma reflexão sobre esta doença. Acontecem várias actividades de consciencialização sobre o mal desta doença. Por isso,” chamamos de Outubro-rosa”, referiu a enfermeira de SMI.
Na ocasião, o presidente do Conselho Municipal de Chimoio (CMC), João Ferreira, afirmou que a iniciativa é da edilidade e tem como objectivo educar a população para se proteger da doença.
“É uma iniciativa que veio para ficar. Esta palestra com os funcionários do município é apenas o começo e vamos expandir para todos os bairros da cidade de Chimoio. As pessoas devem conhecer a doença e saber que têm de se dirigir às unidades sanitárias para o rastreio do cancro da mama”, disse.
“Queremos zero casos de câncer da mama em Chimoio. Quando a pessoa tiver um sintoma deverá ir ao hospital. Não deixar que a dor se alastre pelo organismo até colocar em perigo a sua própria vida. Acreditamos que, com o envolvimento dos munícipes, teremos muito sucesso nesta campanha”, acrescentou.
O câncer da mama apresenta vários sintomas dentre eles retrações da pele e do mamilo que deixa a mama com aspectos de casca de laranja, saída de secreções aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, vermelhidão da pele da mama e pequenos nódulos palpáveis nas axilas ou pescoço.
É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que formam um tumor com potencial de invadir outros órgãos.
Estudos indicam que existem vários tipos de cancro da mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente.
O câncer da mama, numa fase avançada, pode ter um quadro clínico bastante variável, sendo frequentemente diagnosticado após o aparecimento de sinais e sintomas sistemáticos. Os sintomas mais comuns são a fadiga, falta de ar, perda de peso, dor óssea, dor nas mamas, secreção mamilar, convulsões e icterícia.
Na província de Manica, todas as 14 unidades sanitárias dispõem de serviços de rastreio do cancro da mama.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/dt