Maputo, 30 Out (AIM) – O primeiro-ministro moçambicano, Adriano Maleiane, disse que o Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF) deve continuar a aprimorar mecanismos de gestão de riscos de ataques cibernéticos.
Adicionado a esta missão, segundo o primeiro-ministro, o CEDSIF deve garantir o funcionamento normal da plataforma electrónica de gestão financeira do Estado, e-SISTAFE.
“Recomendamos ao empossado PCA [Presidente do Conselho de Administração] do CEDSIF e a sua equipa para que continuem a aprimorar mecanismos de gestão de riscos de ataques cibernéticos e garantir o funcionamento normal da plataforma electrónica e-SISTAFE”, disse Maleine.
O primeiro-ministro moçambicano falava hoje (30), na cidade de Maputo, durante o acto em que conferiu posse a Manuel dos Santos, nomeado PCA do CEDSIF.
O empossado, por sua vez, assegurou que, ouvido as orientações do primeiro-ministro, tudo fará, junto da equipa já existente, para combater os possíveis males existentes.
O CEDSIF é um mecanismo criado para modernizar a gestão do Sistema de Administração de Finanças do Estado (SISTAFE), desenvolvendo e administrando a respectiva plataforma electrónica e-SISTAFE usada por todos órgãos e instituições do Estado.
Por isso, na actuação do novo PCA, o governo espera, entre outros, desenvolver e consolidar os módulos dos subsistemas do SISTAFE, incluindo o da gestão autárquica, e disponibilizar ao cidadão serviços digitalizados de finanças públicas.
Na ocasião, o primeiro-ministro empossou igualmente, Sónia Chaúque, nomeada para o cargo de directora do Gabinete de Assistência dos Antigos Presidentes da República e Atendimento dos Dirigentes Superiores do Estado (GADE).
(AIM)
Sc/mz