Maputo, 30 Out (AIM)- Elevadas taxas aero-portuárias e as limitações na importação dos ovos de incubação do Brasil e da Turquia estão a concorrer para o agravamento do custo do pinto e frango no sul de Moçambique.
Apesar de a importação do ovo de incubação estar isenta do pagamento de direitos aduaneiros e do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), os importadores têm de desembolsar 60 mil meticais de taxa aero-portuária e outra taxa em função do peso do produto, o que não acontece quando o produto é adquirido na África do Sul.
Actualmente, o pinto está a ser comercializado entre 60 e 75 meticais (o dólar custa cerca de 64 meticais), contra os anteriores 40.
Faiçal Leu, da Associação Moçambicana de Avicultores e produtor de pintos, disse ao “Notícias” que, além destes encargos, o produto não chega regularmente ao país.
“Não há voos directos destes países para Moçambique. Chega ao país um cargueiro por semana, mas há semanas em que nenhum chega, daí que o produto não é suficiente para abastecer as incubadoras”, explicou.
Apontou que está há duas semanas sem receber ovos, acreditando que outros importadores estejam a enfrentar a mesma dificuldade.
Ainda assim, Leu enalteceu o esforço do Governo na flexibilização da emissão das licenças de importação. “Todavia, com estas outras situações não conseguiremos satisfazer a demanda”, lamentou.
Por sua vez, Zeiss Lacerda, secretário-executivo da Associação Moçambicana da Indústria Avícola, recordou que no sul do país, concretamente no distrito da Namaacha, província de Maputo, há uma unidade de produção de ovos férteis que cobre 60 por cento das necessidades, sendo que o défice vinha sendo suprido pelas importações da África do Sul, Portugal, Brasil e Turquia.
“As regiões centro e norte são auto-suficientes na produção de ovo férteis. Para a zona sul, porque os ovos vêm de longe, houve aumento do preço do pinto para compensar o custo da importação”, destacou.
Moçambque não importa produtos avícolas da África do Sul há sensivelmente um mês, devido à ocorrência de um surto de influenza, doença altamente contagiosa e mortífera e que pode infectar o Homem.
(AIM)
FF