Maputo, 31 Out (AIM) – A sul-africana, Fly Modern Ark (FMA), gestora das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), admite ter cometido erros na divulgação pública dos montantes referentes às empresas devedoras àquela companhia de bandeira nacional.
A confissão do erro ocorre após, em Setembro último, a FMA ter anunciado que empresas públicas e privadas, ministérios, Forças Armadas, entre outros, deviam as LAM cerca de 1.2 mil milhões de meticais (18.7 milhões de dólares norte-americanos).
Segundo o gestor de projectos de reestruturação da companhia, Sérgio Matos, a dívida às LAM realmente existe, mas as quantias que a envolvem podem não ser as previamente anunciadas.
“Assim como a LAM tem dívidas e outras empresas [também] têm, sucede que, das dívidas que fomos alistando, porque estamos agora a fazer o encontro de contas, estamos a verificar que há empresas que apareciam com dívidas num valor que que, no final do dia, não era isso. Mas isso é decorrente de alguma falta de lançamento por parte nossa, a LAM”, disse.
Matos falava em conferência de imprensa sobre o lançamento dos voos das rotas Maputo-Lisboa, Maputo-Cape Town, bem como a retrospectiva dos seis (6) meses da intervenção da FLY MODERN ARK na gestão das LAM.
Disse que um dos problemas que se constatou em relação às dívidas é que “no final do dia, algumas das dívidas que estão registadas, mantém-se registadas”, mesmo quando pagas, razão pela qual surge o provável erro.
Apesar de tudo, Matos assegurou que, “em relação às dívidas da empresa, neste momento está minimamente equilibrada”.
Prometeu, ainda, pronunciar-se sobre as dividas oportunamente, num fórum próprio para o efeito.
“Acho que isso é matéria, não temos que trazer agora, vamos esperar provavelmente lá para Dezembro e Janeiro, quando formos a apresentar as linhas estratégicas que a FMA tem”, disse.
“Aproveitaremos também para apresentar a performance deste período e dar a conhecer a real informação em relação às dívidas tanto dos devedores para LAM assim como da LAM para com os seus fornecedores”, acrescentou.
(AIM)
CC/dt