Maputo, 31 Out (AIM) – A Zona Económica Especial de Nacala (ZEE), na província nortenha de Nampula, com projectos aprovados desde 2009 na ordem de três mil milhões de dólares norte-americanos, tem potencial para gerar 24 mil postos de trabalho nos próximos anos.
Até agora, com 1. 200 projectos de investimento já aprovados, dos quais 90 operacionais, a Zona Económica Especial de Nacala já gerou 10.000 postos de trabalho para jovens e não só.
A informação foi avançada, há dias, em entrevista à AIM, pelo Diretor-geral da Agência para Promoção de Investimento e Exportação (APIEX), GIL Bires.
Na entrevista, a fonte passou em revista às iniciativas em curso na Zona Económica Especial de Nacala, um espaço considerado fértil para investimentos, dado o seu valor económico, fruto da sua localização no corredor logístico de Nacala e valorizado pelo porto local, um dos maiores a nível da África oriental.
A ZEE possui uma importância estratégica e económica para toda região norte do país, estando prestes a fechar novos investimentos em perspectiva, com destaque para a nova fábrica de cimento do Grupo Dugongo, já aprovado e outros ainda em negociação para aprovação.
“O gigante Dugongo vai iniciar as suas operações aqui, tendo em conta a procura do cimento na região. Vai ser uma grande oportunidade em termos de criação de postos de trabalho e dinamização da economia, sobretudo no sector da construção civil”, disse Bires.
Segundo o timoneiro da APIEX, no geral, dos projectos aprovados, 41 por cento estão no ramo da indústria, 20 por cento no sector da hotelaria e turismo, 33 por cento no comércio e serviços e cerca de seis por cento no ramo de construção civil.
A fonte disse acreditar que, com a modernização do Porto de Nacala, abrem-se boas perspectivas em termos de novos fluxos de investimentos, tendo em consideração o impacto que as novas infra-estruturas no desenvolvimento do Corredor de Nacala, em geral, e da ZEE de Nacala, em particular.
As boas perspectivas também resultam do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), que se configura um importante factor de dinamização do ambiente de negócios e investimentos no país em geral, considerando o impacto de algumas medidas contidas no PAE, com destaque para as novas Leis de Investimentos, do Trabalho e Cambial, a par de reformas introduzidas no sistema de emissão de vistos de entrada (plataforma e-visa).
A ZEE de Nacala abrange ambos distritos de Nacala Porto e Nacala-a-Velha. Foi a primeira ZEE criada no país e onde há registo de maior número de projectos de investimento aprovados a coberto desse regime especial.
(AIM)
Paulino Checo (PC)/dt