Maputo, 01 Out (AIM) – O Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que não pode haver desenvolvimento genuíno de Moçambique sem a participação efectiva dos jovens.
A asserção é expressa em mensagem enviada a AIM por ocasião do Dia da Juventude Africana, que se celebra esta quarta-feira (01) sob lema “Acelerando as Oportunidades para a Juventude através do Movimento Juvenil que Ultrapassa Fronteiras”.
“Em cada fase da história de uma nação, os jovens escrevem a sua história, história de superação, história de auto-determinação e esta história só se torna sustentável quando é suportada por valores de patriotismo, de pertença à pátria e de valores de moçambicanidade”, acrescenta.
O chefe do Estado moçambicano explica que o lema é inspirado na “Iniciativa um Milhão” da União Africana (UA) que chama atenção para a necessidade de trabalho conjunto de toda a sociedade para solucionar os problemas que afectam a juventude, promovendo em particular investimentos em empreendedorismo, emprego, educação e participação de jovens.
Segundo o documento o lema desafia igualmente a juventude a assumir o protagonismo responsável no desenvolvimento do continente africano e do país, estando ao mesmo tempo sempre firme e focada na unidade nacional.
Desafia também a estarem firmes na consolidação da paz, reconciliação nacional, amor à pátria e na renovação permanente do espírito de trabalho e respeito pelas nossas instituições, requisitos básicos para juntos caminharmos numa trajectória compartilhada e previsível, rumo ao bem-estar de todos os moçambicanos.
O Dia da Juventude Africana que, desde a sua adopção pela União Africana, em 2006, é comemorado anualmente a 01 de Novembro, serve para exaltar o papel de jovens como agentes de mudança e promotores da primeira linha de desenvolvimento socio-económico e sensibilizar a sociedade sobre a situação e os desafios da juventude no nosso continente.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)