Maputo, 06 Nov (AIM) – A Global Alliance For Improved Nutrition (GAIN) uma organização não-governamental sedeada na Suíça, prontificou-se para reabilitar e requalificar nos próximos 12 meses, o mercado central de Quelimane, província da Zambézia, centro de Moçambique.
Para o efeito, o presidente do município de Quelimane, Manuel de Araújo, e o director da GAIN em Moçambique, Gaspar Cuambe, assinaram um memorando de entendimento, hoje na capital moçambicana, Maputo.
O memorando também prevê o desenvolvimento de um plano de gestão do mercado, como forma de garantir a sustentabilidade e a segurança dos alimentos no local.
Um comunicado de imprensa da GAIN enviado hoje à AIM refere que após a sua reabilitação, a infra-estrutura vai passar a disponibilizar “alimentos seguros e nutritivos, num mercado mais resiliente, seguro, sustentável e requalificado”.
Cuambe é citado como tendo dito que a destruição do mercado contribuiu para aumentar os desafios das populações locais, no acesso a alimentos mais seguros e nutritivos, facto que favoreceu a focos de contaminação e outros riscos.
“Quando vimos o mercado em chamas, assistimos à quebra de uma parte do funcionamento do sistema alimentar. Hoje, estamos satisfeitos, porque a Embaixada do Reino da Noruega (em Moçambique) decidiu apoiar na requalificação deste mercado”, disse.
“Queremos garantir que os utentes deste mercado possam ter acesso a alimentos que sejam nutritivos e seguros e, por essa via, concorrer para aquele que é o impacto último das nossas acções, que consiste em garantir dietas mais saudáveis para todos”, acrescentou.
Por isso, o memorando representa o compromisso da GAIN em assegurar a disponibilidade de alimentos de qualidade para todos, bem como fortalecer a infra-estrutura essencial para a promoção da segurança alimentar, dos alimentos e nutricional em Quelimane.
Por seu turno, o edil de Quelimane expressou a sua gratidão pela prontidão e flexibilidade demonstradas pelo Reino da Noruega, através da GAIN.
Destacou a notável celeridade com que o memorando foi firmado, ressaltando que o incêndio ocorreu em Agosto último e, em pouco mais de dois meses, um compromisso concreto foi estabelecido.
Araújo enfatizou que esse compromisso é um testemunho da dedicação em revitalizar e garantir a continuidade dos sistemas alimentares na cidade de Quelimane.
A reconstrução do mercado é feita no âmbito do projecto “Fortalecendo os Sistemas Alimentares em Cabo Delgado” (FSA), financiado pelo governo do Reino da Noruega, e com duração de três anos.
(AIM)
Ac/sg