
Presidente da República, Filipe Nyusi, discursa na cerimónia de inauguração da rede eléctrica do posto administrativo de Covô, distrito de Nacala-a-Velha, província de Nampula
Maputo, 08 Nov (AIM) – Mais de um milhão e duzentos mil agregados familiares tiveram acesso a energia eléctrica nos últimos três anos em Moçambique.
“Só nos últimos três anos mais de um milhão e duzentas mil famílias tiveram acesso à energia eléctrica”, anunciou hoje (08), o Presidente da República, Filipe Nyusi.
O estadista moçambicano falava durante a cerimónia de inauguração da rede eléctrica do posto administrativo de Covô, no distrito de Nacala-a-Velha, província nortenha de Nampula.
Na ocasião, Nyusi aconselhou a população a não usar a energia apenas para iluminação, mas também como um vector para aumentar a produção.
“Nós queremos que a energia não seja só para iluminar. É preciso também energia para produzir nas vossas moageiras, serralharias”, destacou.
Nyusi disse que com a rede hoje inaugurada 700 famílias serão beneficiadas e que com a iniciativa governamental “Energia Para Todos” já foram electrificados 55 postos administrativos desde o ano de 2020 à esta data.
Referiu que o principal objectivo do seu executivo é garantir o alcance da meta do acesso universal de energia eléctrica para todos moçambicanos.
O Chefe do Governo exortou, na ocasião, a população a conservar as infra-estruturas eléctricas, não vandalizá-las e muito menos retirar os cabos eléctricos.
Segundo o Presidente, para além de reduzir o esforço do governo, a vandalização das infra-estruturas retarda o desenvolvimento nacional.
Num outro desenvolvimento, Nyusi exortou a população a adoptar boas práticas de higiene de modo a evitar a propagação da cólera que eclodiu em vários pontos das províncias de Nampula (norte), Zambézia e Tete, no centro de Moçambique.
(AIM)
SNN/mz