Maputo, 09 Nov (AIM) – O vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, disse, esta quinta-feira (09), que Moçambique pretende fortalecer a cooperação com a Arábia Saudita nas áreas militar, económica, cultural e de assistência humanitária.
O governante moçambicano referia-se aos ganhos que o país espera da primeira cimeira Arábia Saudita-África, evento que terá lugar, sexta-feira (10), em Riad.
Nesta cimeira, os países africanos poderão reforçar os laços de cooperação com a Arábia Saudita nas áreas referidas.
Segundo a Rádio Moçambique (RM), emissora pública, neste evento, o país far-se-a representar por uma delegação chefiada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que chegou à capital saudita no final da tarde de hoje.
“Espera-se que no final desta cimeira seja emitida uma declaração que vai focalizar a primeira área que é política, segurança e militar. Aqui vamos ver como é que poderemos reforçar o combate ao terrorismo e o extremismo violento e outras áreas de cooperação ligadas a este sector específico, como combate à pirataria”, explicou.
Acrescentou que “a segunda área é a económica, comercial e de investimentos, sobretudo para reforçar a cooperação entre a Arábia Saudita e os países africanos nas componentes de mineração, energia e investimento”.
Manuel Gonçalves aclarou ainda que a terceira área em que se pretende aprofundar a cooperação é a cultural e educação e a quarta tem a ver com a assistência humanitária, “pois aquele país tem prestado assistência humanitária aos países africanos que enfrentam desafios, como as calamidades naturais e extremismo violento.”
A anteceder a cimeira, decorre, em Riad, uma reunião preparatória dos ministros da Economia e Finanças dos países africanos convidados.
A última visita de Nyusi àquele país ocorreu em Março deste ano, tendo sido identificadas algumas áreas de cooperação.
“Temos trocado visitas a nível político. O presidente Filipe Nyusi visitou a Arábia Saudita em Março de 2023 e nessa altura foram identificadas algumas áreas de cooperação como as de infra-estruturas e a de investimentos, entre outras”, disse.
Na cidade de Riad já decorrem os últimos preparativos para a cooperação dos mais de 50 Chefes de Estado e do Governo convidados a este encontro, considerado histórico na cooperação entre África e Arábia Saudita.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt