Maputo, 10 nov (AIM) – uma aeronave das linhas aéreas de moçambique (LAM), a companhia de bandeira, que fazia o trajecto cidade de Maputo – Joanesburgo, capital económica sul-africana, sofreu uma despressurização esta sexta-feira (10), por razões ainda não identificadas.
A situação foi controlada pela tripulação, que tomou a decisão de retomar a Maputo, base operacional da companhia, local onde aterrou em segurança.
“Na circunstância, uma passageira sentiu-se mal, tendo sido encaminhada a uma unidade hospitalar”, diz a LAM numa nota de imprensa enviada à AIM.
“Os outros passageiros mantiveram-se no aeroporto, tendo seguido viagem numa outra aeronave”, acrescenta o comunicado.
No documento, a companhia apresentou o seu pedido de desculpas aos passageiros pelos inconvenientes causados pela ocorrência.
A despressurização é o maior risco que os passageiros e tripulação estão expostos em aeronaves que voam em elevadas altitudes. pode ocorrer pela ruptura de uma janela, porta, estrutura da fuselagem ou pelo colapso do sistema de pressurização, o que faz com que a aeronave tenha dificuldades em manter a sua atmosfera artificial.
Quando ocorre a oferta de oxigênio dentro do avião cai e pode causar hipóxia (redução das taxas de oxigênio nos tecidos, no sangue arterial ou no ar cujos sintomas são perda dos sentidos, delírios, desmaio e pode levar à morte) nos passageiros, momento em que as máscaras de oxigênio caem, para compensar a redução do oxigênio na cabine.
(AIM)
cc/dt
Relacionadas
2024-12-09