Maputo, 10 nov (aim) – o primeiro-ministro de moçambique, Adriano Maleiane, acredita que durante a realização do 1º fórum de investimentos da província de Niassa, norte de moçambique, sejam assinados acordos de parcerias que permitam efectiva implementação de iniciativas e projectos em vários domínios, com destaque para agricultura.
Discursando hoje na cidade de Lichinga, capital da província, na abertura do 1º fórum de investimento de Niassa, o primeiro-ministro destacou igualmente toda a cadeia de valor na agricultura, bem como as áreas de pescas, turismo e conservação, energia, infra-estruturas e recursos minerais.
“Para o efeito, recomendamos que durante os trabalhos apostem sobretudo na interacção directa entre as autoridades governamentais, sector financeiro e potenciais investidores nacionais e estrangeiros”, afirmou.
O evento decorre sob o lema “agricultura e energia como factores dinamizadores do desenvolvimento da província de Niassa”.
No entanto, Maleiane disse acreditar que a interacção directa vai concorrer para o estabelecimento de compromissos e definição de acções concretas a serem implementadas a curto, médio e longo prazos.
A abordagem de interacção directa permite, segundo Maleiane, assegurar melhor a monitoria do grau de implementação dos compromissos que serão assumidos no fórum.
Segundo Maleiane, a realização do 1º fórum de investimento no Niassa, e no âmbito do programa industrializar Moçambique (PRONAIi), o governo quer capitalizar a transformação a nível local do manancial de recursos naturais que Niassa possui, apostando num maior envolvimento do sector empresarial local, nacional e estrangeiro.
Anotou que o investimento nas infraestruturas económicas e sociais, em curso no Niassa, melhora o ambiente de negócios, e incrementa as oportunidades de negócio, postos de emprego e renda para a população da província, e dos moçambicanos.
Falando sobre o lema, Maleiane afirmou que impele a privilegiar projectos focalizados no sector agrário em toda sua cadeia de valor, o que poderá contribuir para a industrialização de Niassa.
“Para o alcance dos objectivos da realização deste primeiro fórum de investimento da província do Niassa, as vossas reflexões, debates e trocas de experiência devem estar focalizadas na busca de soluções que garantam a contínua dinamização do desenvolvimento desta região do nosso país”, recomendou.
Segundo Maleiane, o fórum de investimento de Niassa realiza-se num momento em que o país regista uma melhoria contínua dos indicadores macroeconómicos, tendo a economia registado um crescimento de 4,4 por cento, influenciado pelo desempenho positivo dos sectores da indústria extractiva, agricultura, hotelaria e turismo.
Até setembro, a taxa média de inflação situou-se em 8,65 por cento, abaixo da média planificada pelo executivo para o ano em curso, que é de 11,5 por cento.
Participam no fórum, a câmara de comércio de Moçambique (ccm), que representa o sector privado nacional, embaixadores e altos-comissários acreditados em moçambique, empresários e investidores.
(aim)
ac/dt
Relacionadas
2024-12-09