Maputo, 13 Nov (AIM) – Cerca de 176 mil casas, a nível da província de Maputo, sobretudo nos distritos de Matutuíne e Manhiça, sul de Moçambique, estão a beneficiar de pulverização intra-domiciliária contra o mosquito causador da malária.
O processo decorre desde 16 de Outubro último, devendo prolongar-se até Janeiro de 2024.
A cifra corresponde a 26 por cento do total das casas existentes na província e o processo está a ser executado por 155 equipas e 930 pulverizadores.
Falando à margem do lançamento do Inquérito de Indicadores de Malária na Região Sul de Moçambique, a responsável do Programa da Malária em Maputo, Sheila Nhate, explicou tratar-se de um processo que visa abranger na essência, bairros com alto índice da doença.
“A pulverização vai decorrer de forma universal nos distritos de Matutuíne e Manhiça e será focalizada em bairros com maior incidência dos casos de malária”, explicou.
Referiu que a campanha universal consiste em abranger todos os bairros de um distrito e inclui também a focalizada na selecção dos bairros que têm maior incidência de casos de malária.
O processo, a nível da província de Maputo, decorre de forma focalizada em seis distritos enquanto é universal em Matutuíne e Manhiça.
Questionada sobre o nível de consciencialização e recepção das equipas de pulverização pela população, a fonte respondeu que antes do processo iniciar existem grupos que trabalham praticamente na mobilização sobre o processo que advirá.
“Antes de fazermos a campanha de pulverização e entrarmos nas casas, temos encontros com as lideranças e também fazemos a mobilização para a população poder ter conhecimento que haverão equipas de saúde que vão se dirigir às suas casas para poderem realizar essa actividade”, disse.
Acrescentou que só depois desse processo as campanhas iniciam.
Nhate destacou a importância da pulverização na redução dos casos de malária.
“A importância é controlar o vector da malária”, sublinhou a fonte durante o lançamento, semana finda, do Inquérito de Indicadores de Malária na Região Sul de Moçambique.
(AIM)
CC/mz