Chimoio (Moçambique), 13 Nov (AIM) – A Renamo, a nível da província de Manica, centro de Moçambique, já trabalha a pensar nas eleições presidenciais, legislativas e das assembleias provinciais de 2024.
Nos doze distritos da província de Manica estão em movimentação membros e simpatizantes do maior partido da oposição, em Moçambique, envolvidos no trabalho partidário de base.
O delegado provincial da Renamo, em Manica, António Mulima, disse esta segunda-feira (13) que depois das eleições autárquicas a sua formação política está atenta às eleições gerais de 2024.
Segundo Mulima, a recente tomada de posse dos membros das Comissões Distritais de Eleições (CDE) marca o início de um novo processo que culminará com a eleição do Presidente da República, governadores, membros das assembleias provinciais, deputados da Assembleia da República (AR), o parlamento moçambicano.
“Depois das autárquicas, achamos que é o momento de iniciarmos uma nova etapa que será a das eleições gerais e legislativas. Estamos a nos movimentar para a organização de novos pleitos”, disse.
Mulima quer que os membros das doze comissões distritais ora empossados assumam com responsabilidades as tarefas que lhes são confiadas para assegurar que as eleições sejam livres, justas e transparentes.
“É preciso ter a cultura de paz, tolerância, diálogo, integridade e imparcialidade nas decisões que eventualmente poderão tomar ao longo do processo eleitoral. Este evento marca o início de um novo capítulo que é caracterizado por actividades preparatórias com as atenções viradas para as eleições do ano de 2024”.
“Conduzir um processo eleitoral com transparência contribui bastante para a preservação da paz e Unidade Nacional. Quando é assim não damos espaço para que os concorrentes tenham espaço para protestar os resultados”, sublinhou Mulima.
Afirmou que “aos empossados, tudo que forem a debater encontrem soluções que não coloquem em causa a paz e a união dos moçambicanos.”
“Sejais pessoas comprometidas com a verdade. Nós, como partido político, sempre estaremos preparados para colaborar e tornar as eleições num ambiente de verdadeira festa. Por isso mesmo estamos preparados para vencer no escrutínio do próximo ano”, referiu.
Os moçambicanos vão às eleições gerais e legislativas em Outubro de 2024.
Esta terça-feira (14) serão empossados os presidentes das Comissões Distritais de Eleições nos seis distritos não autárquicos, nomeadamente, Tambara, Machaze, Vanduzi, Macossa, Macate e Mossurize.
A cerimónia será orientada pelo Presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE), em Manica, Januário Rocheque.
(AIM)
NM /mz