
Administradora do Banco de Moçambique, Maria Esperança Majimeja
Maputo, 15 Nov (AIM) – A administradora do Banco de Moçambique, Maria Esperança Majimeja, anunciou esta quarta-feira, que mais quatro instituições bancárias, incluindo o Banco de Moçambique, estão a preparar-se para aderir ao sistema de liquidação bruta em tempo real da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), denominado RTGS.
O sistema RTGS da SADC é uma plataforma regional de pagamentos electrónicos desenvolvido pelos Estados-Membros da SADC com vista a liquidar mais rapidamente as transacções transfronteiriças sem ter de recorrer a bancos intermediários fora da região.
Em Julho, o RTGS assinalou o seu 10º aniversário e as celebrações tiveram lugar hoje (15) em Maputo e juntou membros do subcomité de sistemas de pagamentos, representantes do secretariado da SADC, bancos centrais e comerciais de Moçambique e da região.
O referido sistema foi instituído em 2013. Em 2016 Moçambique aderiu ao sistema e conta até ao momento com a participação de sete instituições bancárias.
Segundo Majimeja, o RTGS é um sistema que permite liquidação de transacções financeiras transfronteiriças dentro da região.
“Este sistema tem sido crucial na promoção da integração regional através da realização de transacções financeiras de forma segura e eficiente. Os sistemas de pagamento constituem uma importante infra-estrutura para o desenvolvimento de qualquer economia, todas as transacções que ocorrem tanto no sector monetário como no sector real, apenas são concluídas quando os respectivos pagamentos são finalizados”, explicou.
Como reconhecimento da eficiência da plataforma RTGS, o Banco de Moçambique prevê até ao final de Novembro do presente ano, efectuar o lançamento oficial do sistema no Banco Central.
A representante da Associação Regional dos Bancos da SADC, Maxine Hlaba, informou que a jornada para criação deste sistema foi longa e, por isso, os bancos centrais devem juntar os seus peritos para a implementação do referido sistema.
Fez saber que, inicialmente, a iniciativa foi questionada, hoje o secretariado da SADC tem em sua posse a documentação do registo desta entidade que conta com reconhecimento de todos presidentes em exercício.
A SADC pretende envolver mais instituições bancárias a nível da região e uma participação mais activa.
O RTGS conta com reguladores do sistema de pagamento, controlo cambial, jurídico, tesouro, supervisão bancária, sala de operações e outras áreas.
Maxine Hlaba, disse ainda que em toda região está trabalhar com pouco mais de 82 instituições bancárias, como membros da organização.
(AIM)
MR/sg