Óbitos por acidentes de viação caem mais de 60 por cento na província Maputo
Moamba (Moçambique), 21 Nov (AIM) – A província meridional de Maputo registou a morte de 47 pessoas vítimas de acidentes de viação, nos primeiros nove meses do corrente ano, cifra que representa uma queda de 60,5 por cento se comparado ao período homólogo de 2022 quando foram reportados 119 mortes.
A informação foi revelada pelo governador da província de Maputo, Júlio Parruque, na cerimónia de inauguração do Parque de Gestão do Trânsito de Pessene no distrito de Moamba, província de Maputo, que teve lugar segunda-feira (20).
Segundo Parruque, a mesma tendência verifica-se no número de acidentes de viação que caiu mais de 60 por cento.
“Registamos com muita satisfação a redução de acidentes nas estradas em 62,3 por cento, no ano passado foram 114 acidentes, este ano registamos até aqui 43”, referiu.
Explicou que a queda é fruto do compromisso assumido pelo governo, incluindo o Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários, Ministério dos Transportes e Comunicações, entre outras.
Parruque diz que o problema dos acidentes na província de Maputo não se deve ao elevado número de viaturas, mas sim as más condições das estradas.
“É verdade que temos muitas viaturas, mas o nosso problema não é este, o problema é mais de estradas”, disse.
“Precisamos de construir melhores estradas, combinar a ferrovia com a rodovia, e irmos dando resposta aos desafios”, acrescentou.
Aproveitou a oportunidade para lançar um apelo à Trans African Concessions (TRAC), gestora da Estrada Nacional Número 4 (N4), que liga a capital moçambicana Maputo, a cidade sul-africana de Witbank, face a aproximação da quadra festiva.
(AIM)
CC/sg