
Redaccao da AIM. Foto de Ferhat Momade
AIM celebra 48º aniversario marcados por um jornalismo credível e de impacto
Maputo, 22 Nov (AIM) – A Agência de Informação de Moçambique (AIM) completa hoje 48 anos de existência, marcados por um jornalismo credível e de impacto no país, em África e no mundo.
Para marcar a efeméride, a instituição agendou para os dias 27 e 28 do corrente mês, uma reflexão sobre o seu passado, presente e perspectivas para o futuro, num contexto marcado por desafios de vária ordem para as principais agências noticiosas no mundo.
O seminário vai discutir o passado da agência, buscando referências que possam inspirar o presente e projectar um futuro mais risonho, dentro de uma lógica de evolução que deverá ter como base a comunicação digital face ao advento das novas tecnologias de comunicação e informação.
Um dos principais desafios da AIM hoje prende-se é a mobilização de financiamento para as suas actividades, devido a exiguidade do Orçamento do Estado, conjugado com a quebra das receitas internas nos últimos anos, resultado do achatamento do mercado de venda de notícias.
Sobre o seminário, o Director Geral, Jordão Muvale, disse que o evento irá marcar um ponto de viragem em relação a abordagem da AIM no mercado de comunicação social, tendo em conta o seu papel na matriz da comunicação social nacional.
“O Conselho de Direcção, num encontro alargado a outros quadros, decidiu realizar este evento que marcará não apenas a comemoração dos 48 anos, mas também uma reflexão sobre o passado, presente e o futuro da instituição”, disse Muvale.
A agenda inclui debates sobre vários temas, nomeadamente, o resgate do espaço histórico da AIM, aberturas de delegações nas províncias e a nível internacional, factores essenciais para a realização com êxito do objecto da instituição.
Refira-se que, AIM foi fundada em 1975, logo após a independência do país, tendo realizado e disseminado dentro e fora do país, trabalhos jornalísticos de relevo, nomeadamente, os serviços noticiosos e informativos regulares sobre a actualidade nacional, regional e internacional.
(AIM)
Paulino Checo (PC) /sg