Maputo, 01 Dez (AIM) – Pelo menos quatro pessoas morreram e outras duas ficaram gravemente feridas quinta-feira(30) vítimas de descargas atmosféricas na província central de Sofala, em Moçambique.
As vítimas mortais, entre quais uma criança, registaram-se no distrito de Nhamatanda enquanto que os feridos foram atingidos por raio nos distritos de Maringué e Gorongosa.
“Este fenómeno tem trazido muito luto na província de Sofala. A primeira medida que nós recomendamos é ficar atento as informações do comportamento da temperatura”, disse o delegado do Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos e Desastres (INGD), em Sofala, Aristides Armando, citado pela Rádio Moçambique, emissora nacional.
“Quando ocorre uma mudança de tempo devemos ficar distantes de janelas e portas nas nossas casas. Devemos também evitar estar em espaços abertos porque os raios procuram o elemento mais alto numa determinada área”, acrescentou.
Aristides Armando disse que, nos últimos anos, o número de mortes por descargas atmosféricas regista uma tendência crescente em Sofala, tendo sido reportado na última época chuvosa reportado 25 óbitos.
“Devemos também evitar também estar de baixou das árvores. Devem ainda acompanhar as medidas que vamos divulgando pelos Comités Locais de Gestão de Riscos de Desastres e as autoridades locais pois, infelizmente, este fenómeno de descargas atmosféricas as vezes tem atingido algumas habitações erguidas nas áreas propensas”, advertiu.
(AIM)
FG/sg