Maputo, 03 Dez (AIM) – As autoridades moçambicanas estimam que pelo menos 727.620 cidadãos são deficientes, cifra equivalente a 2,6 por cento da população total calculada em 30 milhões de habitantes.
Do total das pessoas com deficiência, 15,8 por cento têm os membros inferiores amputados, 7,2 por cento membros superiores amputados, 06 por cento paralisia, 8,9 por cento auditiva visual e 7,4 por cento perturbações mentais.
O país tem 10,8 por cento das pessoas com deficiência visual mesmo usando óculos, 5,2 por cento não consegue ouvir mesmo usando aparelho auditivo, 15,3 por cento tem problemas de locomoção e 4,5 por cento tem problemas de memória.
Os dados estão num documento do Ministério moçambicano do Género, Criança e Acção Social a que a AIM teve acesso hoje, por ocasião do dia internacional da pessoa com deficiência, efeméride que se comemorou este domingo (03).
Falando durante as cerimónias, o secretário de Estado da cidade de Maputo, Vicente Joaquim, reconheceu que as pessoas com deficiência enfrentam barreiras para a sua plena participação em diferentes esferas da vida em igualdade de circunstâncias com as demais pessoas.
O facto obriga o governo a empreender esforços para a inclusão de todas as pessoas.
“O respeito pelos direitos de inclusão da pessoa com deficiência exige a intervenção de todos nós, de forma articulada e coordenada para a melhoria da situação deste grupo em todos os domínios”, disse Joaquim.
A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 15 por cento da população mundial vive com algum tipo de deficiência física, visual, auditiva mental e ou múltipla, das quais cerca de 80 por cento nos países em desenvolvimento.
(AIM)
AC/FF